Lena Dunham revela ter feito histerectomia após três internações hospitalares em 2017

A atriz Lena Dunham, criadora e estrela da série “Girls”, revelou ter passado por uma histerectomia (remoção dos ovários) em sua longa luta contra as dores causadas pela endometriose, distúrbio em que […]

A atriz Lena Dunham, criadora e estrela da série “Girls”, revelou ter passado por uma histerectomia (remoção dos ovários) em sua longa luta contra as dores causadas pela endometriose, distúrbio em que o tecido que normalmente reveste o útero cresce para fora de seu lugar.

Ela compartilhou as informações pessoais em um artigo intitulado “The Painful Truth”, que será publicado na próxima edição da revista Vogue. Trechos do artigo foram publicados na terça (13/2) no site da Fundação de Endometriose dos Estados Unidos.

Dunham escreveu que sua decisão de se submeter à cirurgia eletiva – uma histerectomia total envolve a remoção do colo do útero e do útero – aconteceu após “anos de cirurgias complexas”, bem como tratamentos alternativos, incluindo “terapia de assoalho pélvico, massagem terapêutica, terapia de dor, terapia de cor, acupuntura e ioga”.

No texto, ela aborda com franqueza seu desejo de ter filhos, mas também diz que sua saúde tornou a cirurgia inevitável. “Eu simplesmente sinto que o útero que recebi é defeituoso”.

O site da Fundação de Endometriose da América informa que Dunham “foi hospitalizado pelo menos três vezes em menos de um ano por endometriose” e que ela foi submetida a uma cirurgia em abril passado para libertar seus ovários da parede retal. No dia 1 de maio do ano passado, durante sua aparição no Met Gala em Nova York, ela foi levada às pressas para um hospital local com complicações. A decisão de realizar a histerectomia foi consequência desse quadro seguido de internações.

Dunham escreve que ela está explorando “escolhas” para começar uma família. “A adoção é uma verdade emocionante que vou perseguir com todas as minhas forças”.

Paralelamente, ela vai se dedicar ao trabalho. Dunham e Jenni Konner, produtora de “Girls”, vão trabalhar numa nova série de comédia, “Camping”, que será estrelada por Jennifer Garner (“Clube de Compra Dallas”) no canal pago HBO.