Jean-Pierre Jeunet diz que a A Forma da Água plagiou cena de Delicatessen

O cineasta francês Jean-Pierre Jeunet, até hoje lembrado por “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001), acusou Guillermo del Toro de copiar uma cena de “Delicatessen” (1991), seu primeiro filme, em “A […]

O cineasta francês Jean-Pierre Jeunet, até hoje lembrado por “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001), acusou Guillermo del Toro de copiar uma cena de “Delicatessen” (1991), seu primeiro filme, em “A Forma da Água”.

As cenas tem elementos similares, mas a execução é completamente diferente. Em comum, há um casal sentado, ouvindo uma música antiga numa TV em preto e branco, e fazendo movimentos ao som das canções. Em “A Forma da Água”, Sally Hawkins e Richard Jenkins imitam a coreografia de sapateado num sofá. Em “Delicatessen”, Dominique Pinon e Marie-Laure Dougnac apenas balançam para cima e para baixo, forçando as molas de uma cama. Compare abaixo.

Apesar das diferenças, Jeunet garante que foi plagiado. Não só isso, decidiu tomar satisfações.

Em entrevista ao jornal Ouest-France, Jeunet disse que conversou com Del Toro sobre o caso: “Falei para ele ‘Você tem muita imaginação, muito talento. Por que roubar as ideias de outros?’. E ele me disse: ‘Devemos tudo a Terry Gilliam’. Então, ele acha que não rouba nada dos outros, porque Terry Gilliam influenciou todos nós. Quando ele dirige uma cena de um casal sentado na beirada de uma cama dançando com os pés, com a música de fundo na TV, é tão copiado de Delicatessen que falei para mim mesmo que ele não tem respeito próprio”.

Embora tenha visto uma cama na cena do sofá de “A Forma da Água”, o diretor francês afirmou que não ficou bravo com o mexicano, apenas desapontado. “Guillermo tem talento suficiente para não fazer isso. [Mas] é óbvio que ele tinha ‘Delicatessen’ em mente”.

Em janeiro, “A Forma da Água” também foi acusado de plagiar a peça “Let Me Hear Your Whisper”. Neste caso, as semelhanças são brutais.

O longa de Guillermo del Toro recebeu 13 indicações ao Oscar 2018 e já está em cartaz no Brasil.