Guillermo Del Toro vence o prêmio do Sindicato dos Diretores dos EUA

O cineasta mexicano Guillermo Del Toro foi considerado o Melhor Diretor do ano, na premiação do sindicato da categoria dos Estados Unidos, por seu novo filme de monstro “A Forma da Água”. […]

O cineasta mexicano Guillermo Del Toro foi considerado o Melhor Diretor do ano, na premiação do sindicato da categoria dos Estados Unidos, por seu novo filme de monstro “A Forma da Água”.

Ele concorria com Greta Gerwig (“Lady Bird”), Martin McDonagh (“Três Anúncios para um Crime”), Christopher Nolan (“Dunkirk”) e Jordan Peele (“Corra!”). E a vitória no DGA Awards ratifica seu favoritismo ao Oscar 2018.

“A Forma da Água” já havia vencido o prêmio do Sindicato dos Produtores como Melhor Filme do ano e tem 13 indicações ao Oscar.

Mas o maior desafio do longa será vencer a desconfiança de plágio, após ser acusado de copiar a peça de teatro “Let Me Hear You Whisper”, escrita por Paul Zindel (1936–2003), vencedor do prêmio Pulitzer. Isto deve tirar pelo menos um Oscar de Del Toro: o de Melhor Roteiro Original.

A polêmica fortalece Jordan Peele, que também foi premiado no DGA Awards, como Melhor Diretor Estreante por “Corra!”. Ele concorre diretamente com Del Toro em três categorias do Oscar: Melhor Filme, Direção e justamente Roteiro Original.

Na disputa das séries de TV, os prêmios foram para duas mulheres: Reed Morano, por “The Handmaid’s Tale”, reprisando sua premiação no Emmy 2007, e Beth McCarthy-Miller, por “Veep”. Além delas, a neozelandesa Niki Caro foi reconhecida por “Anne”, na categoria de Programa Infantil.

O cineasta Jean‑Marc Vallee completa a lista das obras de ficção, premiado por “Big Little Lies”, na categoria de Telefilme ou Série Limitada.

Confira abaixo a lista completa dos premiados abaixo.

Vencedores do DGA Awards 2018

Melhor Direção de Cinema
Guillermo Del Toro – “A Forma da Água”

Melhor Diretor Estreante
Jordan Peele – “Corra!”

Melhor Direção de Documentário
Matthew Heineman – “City of Ghosts”

Melhor Direção de Série Dramática
Reed Morano – “The Handmaid’s Tale: Offred”

Melhor Direção de Série de Comédia
Beth McCarthy-Miller – “Veep: Chicklet”

Melhor Direção de Telefilme ou Série Limitada
Jean‑Marc Vallee – “Big Little Lies”

Melhor Direção de Programa Infantil
Niki Caro – “Anne: Your Will Shall Decide Your Destiny”

Melhor Direção de Programa de Variedades
Don Roy King – “Saturday Night Live”

Melhor Direção de Especial de Variedades
Glenn Weiss – “The 89th Annual Academy Awards”

Melhor Direção de Reality Show
Brian Smith – “MasterChef”