Diretor de Quatro Vidas de um Cachorro vai filmar Arquivo X real dos Estados Unidos

O cineasta sueco Lasse Hallström (“Querido John”, “Quatro Vidas de um Cachorro”) vai deixar os melodramas de lado para caçar discos voadores. Ele vai dirigir uma adaptação do best-seller “UFOs: OVNIS – […]

O cineasta sueco Lasse Hallström (“Querido John”, “Quatro Vidas de um Cachorro”) vai deixar os melodramas de lado para caçar discos voadores. Ele vai dirigir uma adaptação do best-seller “UFOs: OVNIS – Militares, Pilotos e o Governo Abrem o Jogo” (lançado no Brasil pela Idea Editora), sobre o programa secreto real do governo americano que investiga alienígenas na Terra.

Kean foi uma das jornalistas responsáveis pela revelação do programa, numa reportagem que foi capa do jornal The New York Times. Chamado de Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais, este “Arquivo X” da vida real realiza atividades secretas desde 2007, a partir do comando militar do Pentágono.

Os direitos do livro foram adquiridos pela produtora Laura Bickford, que produziu “Traffic” (2000), “Che” (2008), “A Negociação” (2012) e “Beasts of No Nation” (2015), e o roteiro está sendo escrito por Wendy Button, a primeira mulher a ser redatora de discursos em uma campanha presidencial – de Hillary Clinton.

O ponto de vista da trama será o da repórter do New York Times e sua busca por informações, no processo de investigação jornalística que acabou revelando o programa secreto.

Kean passou mais de uma década estudando centenas de documentos classificados do governo dos EUA sobre objetos voadores não identificados, e o roteiro ainda vai incorporar novas informações que recentemente vieram à tona. Todos os eventos do filme serão baseados em fatos reais e recriados a partir de informações documentais, dados secretos e testemunhas oculares.

“Espero que isso desperte curiosidade, consciência e traga esperança de descobertas sobre os grandes mistérios que nos cercam”, disse Lasse Lasse Hallström, em comunicado sobre o projeto.