Agente de Halle Berry e Taraji P. Henson é acusado de assédio por nove mulheres

Nove mulheres acusaram o agente de talentos Vincent Cirrincione de assédio e avanços sexuais indesejados durante um período de duas décadas. As denúncias contra o empresário das carreiras de Halle Berry e […]

Nove mulheres acusaram o agente de talentos Vincent Cirrincione de assédio e avanços sexuais indesejados durante um período de duas décadas. As denúncias contra o empresário das carreiras de Halle Berry e Taraji P. Henson foram publicadas pelo jornal The Washington Post.

De acordo com a reportagem, Cirrincione usa o nome de suas estrelas famosas há duas décadas para se apresentar “como uma porta de entrada para atrizes negras” e assim “atacar jovens mulheres negras que procuravam ingressar em Hollywood”.

Uma das mulheres, Tamika Lamison, conta que ela tinha 27 anos e era uma atriz de teatro de Nova York, quando teve uma audição com Cirrincione em 1996. O encontro “de negócios” terminou quando ele a agarrou, a beijou à força e disse que a aceitaria como cliente em troca de sexo.

Três das mulheres o acusam de exigir sexo como condição para representá-las. Quando elas recusaram, ele não as aceitou como clientes. Uma quarta, de acordo com o Post, disse que o empresário se ofereceu para explodir sua carreira por sexo mensal, e uma quinta disse que ele se masturbava na frente dela “em seu escritório durante os anos em que a empresariou”.

As alegações de conduta inadequada vão de 1993 a 2011.

Cirrincione abordou as acusações com uma declaração encaminhada ao jornal, em que confirma ter se relacionado com as mulheres, mas nega os assédios, dizendo que os relacionamentos foram consensuais.

“Vivemos em um momento em que os homens estão sendo confrontados com uma oportunidade muito real de assumir a responsabilidade por suas ações. Eu apoio esse movimento de todo o coração. Eu tive clientes e funcionárias femininas em toda minha carreira. Eu criei uma reputação por avançar as carreiras das mulheres de cor.

“Eu tive casos enquanto estava em relacionamentos sérios, alguns que agora me envergonho de dizer que estão vindo à luz e nublando meu passado e minha reputação. Posso dizer sem dúvida que nunca usei favores, sexuais ou de outra forma, como motivo para administrar qualquer pessoa. Quero deixar claro que nenhum desses relacionamentos deixou de ser consensual.

“Eu assumo a responsabilidade pela minha parte na situação e não estou aqui para diminuir os sentimentos ou experiências de ninguém. Peço desculpas a essas mulheres, meus parceiros do passado e do presente, meus clientes e funcionários pela dor que isso está trazendo. Tinha a impressão de ter vivido como um homem que servia de apoio para as mulheres. É com um coração pesado que vejo agora que eu estava errado”.

Nenhuma das nove mulheres faz acusações de estupro ou outras alegações criminais. Seis escolheram não publicar seus nomes. As mulheres disseram ao Post que ficaram em silêncio durante anos por medo de repercussões na carreira.

Halle Berry também deu uma declaração sobre a situação. Integrante da iniciativa de Time’s Up, de apoio à vítimas de assédio, a atriz terminou seu relacionamento profissional com Cirrincione há três anos. Ela disse ao Post que cortou seus laços com o agente após saber de uma acusação de falta de conduta.

“Há cerca de três anos, uma mulher foi ao rádio dizer que o atente de Halle Berry tinha sido sua pior experiência de ‘teste do sofá’. Essa notícia literalmente me congelaram. Eu imediatamente confrontei Vince sobre isso e ele negou completamente. Mas mesmo com sua negação, meu espírito continuou incomodado e, com a possibilidade de que fosse verdade, acabei imediatamente com nossa relação de mais de 25 anos”.

Berry disse que o agente nunca fez nenhum ato inadequado contra ela, desde que começaram a trabalhar juntos em 1988.

Por sua vez, Taraji P. Henson, que tem a carreira administrada pelo agente há duas décadas, disse ao Post que “nunca ouviu falar de nenhum comportamento inadequado de Cirrincione”.

“Nunca tive nenhum problema com isso em qualquer nível”, disse Henson. “Ele sempre me respeitou totalmente”.

Ela disse que considerava Cirrincione como uma “figura paterna”, que às vezes pagava seu aluguel e a taxa de matrícula da escola de seu filho quando seu salário não dava conta de todas as despesas.

“Ele viu uma mãe solteira tentando fazer seus sonhos se tornar realidade, e ele apoiou isso”, disse Henson. “Ele assinou cheques e não pediu nada em troca. Isso não veio de alguém assustador. Ao contrário, ele me empoderou. Eu amo este homem por ter acreditado em mim.”

O Post informa que Cirrincione também é parceiro nas produções de Henson, e que a profissional de relações públicas da atriz, Pam Sharp, é namorada de longa data do agente.