Volta de Arquivo X trouxe revelações bombásticas sobre segredos dos personagens

A 11ª temporada de “Arquivo X” começou com revelações bombástica. Exibido na noite de quarta-feira (3/1) nos Estados Unidos e programado para o dia 10 no Brasil, o capítulo de estreia da […]

A 11ª temporada de “Arquivo X” começou com revelações bombástica. Exibido na noite de quarta-feira (3/1) nos Estados Unidos e programado para o dia 10 no Brasil, o capítulo de estreia da temporada acabou com um mistério que já durava mais mais de uma década: a verdadeira origem do filho de Scully (Gillian Anderson). Muitos spoilers abaixo.

E esta não foi a única novidade do episódio, intitulado “My Struggle III”. Centrado na mitologia do programa, especialmente na conspiração que envolve o “Canceroso” (William B. Davis), o capítulo transformou o final apocalíptico da temporada passada numa visão de Scully sobre o futuro. Além disso, confirmou que o ex-agente Jeffrey Spender (Chris Owens) estava vivo e que, assim como ele, Fox Mulder (David Duchovny) também é filho do “Canceroso” – o que já havia sido subentendido – , cujo verdadeiro nome finalmente se tornou conhecido: Carl Gerhardt Bush.

Mas a grande reviravolta ficou por conta de um flashback com ramificações perturbadoras, durante a afirmação do “Canceroso”/Bush de que Mulder não era pai do filho de Scully. Na verdade, William era seu filho.

“Ele (Canceroso) não estuprou Scully. Ele a engravidou com a ciência”, afirmou Chris Carter, o criador da série, em entrevista feita ao site da revista Entertainment Weekly após a exibição do episódio. “Isso leva os personagens a um caminho emocional interessante. E como o público sabe a verdade, e Mulder e Scully não, essas revelações são grandes para a série porque são imensas para os personagens. A história de vida de Mulder e Scully, tanto profissional quanto pessoal, são o coração da série.”

Segundo Carter, a história da paternidade de William estava guardada desde 1999. “É claro que se ‘Arquivo X’ não tivesse voltado nunca teríamos tido a chance de explorar isso”, disse o criador da atração, que escreveu o episódio bombástico.

Ah, sim. E não existe apenas uma conspiração envolvendo figuras sombrias e alienígenas. São duas conspirações rivais.

Quem tinha se desinteressado da série, após o final decepcionante do revival de 2016, ganhou bastante incentivo para voltar a acompanhá-la.

Serão 10 episódios na nova temporada, que a atriz Gillian Anderson considera sua despedida da atração. A exibição no Brasil acontece com uma semana de atraso em relação aos Estados Unidos, no canal pago Fox.