SAG Awards: Gary Oldman e Frances McDormand vencem o prêmio do Sindicato dos Atores

O Sindicado dos Atores dos Estados Unidos (SAG, na sigla em inglês) premiou, em cerimônia realizada na noite de domingo (21/1) em Los Angeles, Gary Oldman e Frances McDemond como os Melhores […]

O Sindicado dos Atores dos Estados Unidos (SAG, na sigla em inglês) premiou, em cerimônia realizada na noite de domingo (21/1) em Los Angeles, Gary Oldman e Frances McDemond como os Melhores Atores do ano, respectivamente por “O Destino de uma Nação” e “Três Anúncios para um Crime”.

Eles eram favoritos ao prêmio, após faturarem previamente o Globo de Ouro e o Critics Choice.

A cerimônia foi marcada pelo tema dos assédios sexuais em Hollywood, com direito a homenagem às atrizes e atores que romperam o silêncio com as primeiras denúncias contra Harvey Weinstein. Para marcar o tom, o evento foi apresentado apenas por mulheres. Mesmo assim, o ator James Franco, alvo de acusações mais recentes, foi aplaudido ao ter seu nome anunciado como concorrente, por “Artista do Desastre”.

No balanço geral, “Três Anúncios para um Crime” foi o filme mais premiado da noite, faturando também os troféus de Melhor Ator Coadjuvante, para Sam Rockwell, e de Melhor Elenco de cinema.

O troféu de Melhor Atriz Coadjuvante ficou com Allison Janney, por “Eu, Tonya”.

Os vencedores do Sindicato largam como favoritos ao Oscar 2018. Para dar a dimensão da forte confluência entre as duas premiações, nesta década quase todos os atores que venceram o SAG conquistaram também o Oscar. As exceções ficaram por conta de dois atores negros: Viola Davis, premiada em 2012 por “Histórias Cruzadas”, perdeu o Oscar para Meryl Streep por “A Dama de Ferro”, e Denzel Washington, vencedor no ano passado por “Um Limite Entre Nós”, viu o Oscar ir para Casey Affleck, por “Manchester à Beira-Mar”. A diferença é maior entre os coadjuvantes, mesmo assim a margem de divergência permanece pequena.

O SAG Awards também premiou as melhores interpretações televisivas, consagrando os elencos de “Veep” entre as comédias – inclusive a atriz Julia Louis-Dreyfus, que atualmente enfrenta um câncer – , “Big Little Lies” entre as séries limitadas, e “This Is Us” entre os dramas. A surpresa ficou por conta da vitória de Claire Foy, como Melhor Atriz por “The Crown”, sobre a favorita Elisabeth Moss, de “The Handmaid’s Tale”. A série mais premiada do ano acabou esnobada pelo Sindicato.

O canal pago TNT exibe a cerimônia completa na noite desta segunda (22/1). Confira abaixo a lista dos atores premiados.

VENCEDORES DO SAG AWARDS 2018

CINEMA

Melhor Ator
Gary Oldman, “O Destino de uma Nação”

Melhor Atriz
Frances McDormand, “Três Anúncios Para Um Crime”

Melhor Ator Coadjuvante
Sam Rockwell, “Três Anúncios Para Um Crime”

Melhor Atriz Coadjuvante
Allison Janney, “Eu, Tonya”

Melhor Elenco
“Três Anúncios Para Um Crime”

Melhor Performance de Dublês
“Mulher Maravilha”

TELEVISÃO

Melhor Ator em Série Dramática
Sterling K. Brown, “This Is Us”

Melhor Atriz em Série Dramática
Claire Foy, “The Crown”

Melhor Ator em Série de Comédia
William H. Macy, “Shameless”

Melhor Atriz em Série de Comédia
Julia Louis-Dreyfus, “Veep”

Melhor Ator em Telefilme ou Série Limitada
Alexander Skarsgard, “Big Little Lies”

Melhor Atriz em Telefilme ou Série Limitada
Nicole Kidman, “Big Little Lies”

Melhor Elenco em Série Dramática
“This Is Us”

Melhor Elenco em Série de Comédia
“Veep”

Melhor Performance de Dublês em Série
“Game of Thrones”