Gillian Anderson confirma que não fará mais Arquivo X e American Gods

A atriz Gilian Anderson voltou a dizer que a atual 11ª temporada de “Arquivo X” marca sua despedida da série. Durante participação no evento semestral da TCA (Television Critics Association), ela também […]

Divulgação/Fox

A atriz Gilian Anderson voltou a dizer que a atual 11ª temporada de “Arquivo X” marca sua despedida da série. Durante participação no evento semestral da TCA (Television Critics Association), ela também afirmou que não voltará para a 2ª temporada de “American Gods”, após a saída dos showrunners da produção.

“Já deu para mim. Estou falando sério”, disse a atriz. “Eu quero ser desafiada como atriz e quero fazer muitos outros personagens. Não quero ficar presa por meses e meses em um personagem específico”, completou.

Anderson interpreta Dana Scully desde 1993, quando “Arquivo X” estreou. A série ficou parada por 14 anos antes de voltar à TV em 2016. Além do seriado, Gillian Anderson também participou de dois filmes do “Arquivo X”.

Ela afirmou que tinha aceitado voltar ao papel apenas para seis novos episódios em 2016, mas novos capítulos continuaram a ser feitos e ela acabou concordando em retornar para mais dez. E então se deu conta de que a produção estava virando uma série normal. “Nunca me ocorreu que este revival seria uma nova série do ‘Arquivo X’. Esta foi a única temporada que eu concordei em fazer”.

Embora a Fox não tenha se comprometido com temporadas adicionais além da atual leva de episódios, o criador da série Chris Carter revelou ao TV Guide que ele não concebeu o último episódio como um final de série. “Há muito mais histórias de ‘Arquivo X’ para contar”, disse. “Se nós vamos conseguir contá-las é um ponto de interrogação”.

Sobre sua participação na série “American Gods”, onde deu vida à deusa Media, a atriz foi mais sucinta. “Não farei mais ‘American Gods'”, disse, simplesmente.

Como Mídia, Anderson canalizou uma série de ícones de cultura pop, incluindo Lucy Ricardo, Marilyn Monroe, David Bowie e Judy Garland. Mas as discussões a respeito da 2ª temporada criaram atrito entre a dupla de criadores da série, Bryan Fuller (criador também de “Hannibal” e “Star Trek: Discovery”) e Michael Green (roteirista de “Logan” e “Blade Runner 2049”), e a produtora Fremantle. Alegando conflito criativo, os showrunners abandonaram a produção, que ainda não encontrou substitutos.

“American Gods” foi renovada pelo canal pago Starz, mas sua 2ª temporada não tem previsão de estreia. Além disso, são esperadas mais baixas no elenco original.