A Forma da Água vence o prêmio do Sindicato dos Produtores dos EUA

“A Forma da Água”, de Guillermo del Toro, segue acumulando vitórias na temporada de premiações que conduz ao Oscar 2018. Após vencer o Festival de Veneza e o Critics Choice 2018, a […]

“A Forma da Água”, de Guillermo del Toro, segue acumulando vitórias na temporada de premiações que conduz ao Oscar 2018. Após vencer o Festival de Veneza e o Critics Choice 2018, a fantasia romântica foi escolhido Melhor Filme do ano pelo Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos (PGA, na sigla em inglês). Realizada na noite de sábado (20/1) em Los Angeles, a 29ª edição da entrega do PGA Awards premiou o filme de monstro do diretor mexicano com o troféu Darryl F. Zanuck pela excelência da produção.

Del Toro não compareceu para receber o prêmio, porque seu pai estava doente no México, mas agradeceu em seu Twitter. “Quero agradecer ao PGA por nos dar essa imensa distinção”, disse.

O coprodutor J. Miles Dale representou a equipe nos agradecimentos e contou que o título do filme deveria ter sido “Um Conto de Fadas para Tempos Difíceis”. “Isso foi antes da eleição (para presidente dos EUA). O filme se passa em 1962, mas é realmente sobre o mundo hoje”, disse.

Com a vitória, “A Forma da Água” dispara como favorito ao Oscar. Desde 2000, o PGA Awards só diferiu da premiação da Academia em quatro ocasiões, quando “Moulin Rouge!” (2001), “Pequena Miss Sunshine” (2006), “A Grande Aposta” (2015) e “La La Land” (2016) venceram o prêmio dos produtores e, digamos assim, os filmes errados (“Uma Mente Brilhante”, “Os Infiltrados”, “Spotlight” e “Moonlight”) ficaram com o Oscar.

A cerimônia também reconheceu “Corra!”, de Jordan Peele, com o prêmio que leva o nome do produtor Stanley Kramer e visa distinguir a obra mais importante do ano para “iluminar e aumentar a conscientização pública sobre importantes questões sociais”.

“Viva – A Vida É uma Festa”, confirmou que é a unanimidade do ano entre as animações e “Jane”, de Brett Morgen, levou o troféu de Melhor Documentário.

Nas categorias de séries, venceram apenas produções de streaming, reafirmando os títulos consagrados pelo Globo de Ouro e Critics Choice, com “The Handmaid’s Tale” como Melhor Série de Drama e “Marvelous Mrs. Maisel” como Comédia. Para completar, a antologia “Black Mirror” foi considerada a Melhor Minissérie ou Telefilme. Ou seja, troféus para a Hulu, Amazon e Netflix.

Vencedores do PGA Awards 2018

Melhor Filme
“A Forma da Água”

Prêmio Stanley Kramer
“Corra!”

Melhor Animação
“Viva – A Vida É Uma Festa”

Melhor Documentário
“Jane”

Melhor Série Dramática
“The Handmaid’s Tale”

Melhor Série Cômica
“The Marvelous Mrs. Maisel”

Melhor Minissérie ou Filme para TV
“Black Mirror”

Melhor Programa Infantil
“Sésamo”

Melhor Programa de Não-Ficção
“Leah Remini: Scientology and the Aftermath”

Melhor Programa de Variedades ou Talk Show
“Last Week Tonight with John Oliver”

Melhor Programa de Competição
“The Voice”

Melhor Programa de Curta Duração
“Carpool Karaoke”

Melhor Programa de Esportes
“Real Sports with Bryant Gumbel”