Cena inédita de Supergirl mostra Saturnia com poderes diferentes dos quadrinhos

A rede CW divulgou uma cena do próximo episódio de “Supergirl”, que marca o retorno da série após o hiato de fim de ano. A prévia mostra a luta da supervilã Régia […]

A rede CW divulgou uma cena do próximo episódio de “Supergirl”, que marca o retorno da série após o hiato de fim de ano. A prévia mostra a luta da supervilã Régia (Odette Annable) contra Satúrnia (Amy Jackson) e Mon-El (Chris Wood), da Legião dos Super-Heróis. Eles decidem enfrentar a kryptoniana após Supergirl (Melissa Benoist) ficar em coma no último episódio do ano passado.

O episódio foi batizado, justamente, de “Legion of Superheroes”, mas a cena chama atenção para a forma como a série decidiu ignorar a Legião clássica dos quadrinhos. Além de mostrar Saturnia morena – a personagem é loira nas publicações da DC Comics – e com uniforme de couro escuro – é vermelho e branco – , os roteiristas a confundiram com heroínas da Marvel, mostrando-a muito mais poderosa que o costume. Exclusivamente com poderes telepáticos, ela aparece na cena movendo objetos com a mente, como Jean Grey (dos “X-Men”), e criando escudos de energia, como Susan Storm (a Mulher-Invisível do “Quarteto Fantástico”).

Apesar disso, há atenuantes para a decisão. Em alguns episódios da série animada da Legião, exibida no Cartoon Network entre 2006 e 2008, Inra Ardeen (o verdadeiro nome da heroína) demonstrou alguma capacidade telecinética e, desde o reboot de “Os Novos 52”, a DC ainda explora a extensão dos poderes da personagem.

Primeiros heróis cults dos quadrinhos, a Legião dos Super-Heróis surgiu numa história do Superboy de 1958, escrita por Otto Binder e desenhada por Al Plastino. E fez tanto sucesso que voltou a aparecer outras vezes, até ganhar sua série própria. Seus fãs eram os que mais escreviam cartas, além de se reunir em clubes e publicar fanzines, estimulados pelos editores, que promoviam votações abertas para determinar o líder anual do grupo – o que fomentou um fenômeno geek antes de existir cultura geek. Os quadrinhos da Legião também anteciparam “Star Trek” ao apresentar uma visão utópica do futuro, em que raças de diferentes planetas conviviam sob a… Federação dos Planetas Unidos! Por curiosidade, já houve um crossover da Legião com “Star Trek” nos quadrinhos. A publicação era tão respeitada que seu escritor de mais de uma década, Paul Levitz, virou presidente da DC Comics. Com o tempo, porém, os diversos reboots da empresa bagunçaram tanto a cronologia da publicação que ela acabou perdendo todo seu prestígio original. Para completar o desprestígio, agora alguns de seus personagens centrais aparecem como poderes e visuais diferentes na TV.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Legião aparece de carne e osso numa série da DC Comics. Saturnia e outros heróis do futuro tiveram uma pequena participação em dois episódios da antiga série “Smallville”, que soube respeitar melhor as características originais dos personagens.

O episódio de Legião dos Super-Heróis vai ao ar nesta segunda, dia 15 de janeiro, nos Estados Unidos. No Brasil, a série é exibida pelo canal pago Warner.