Produtor de Projeto Flórida, filme cotado para o Oscar 2018, renuncia após denúncias de assédio

O produtor Andrew Duncan, responsável por um dos filmes cotados para o Oscar 2018, “Projeto Flórida”, foi denunciado por assédio sexual por quase uma dúzia de pessoas, numa reportagem realizada pela revista […]

O produtor Andrew Duncan, responsável por um dos filmes cotados para o Oscar 2018, “Projeto Flórida”, foi denunciado por assédio sexual por quase uma dúzia de pessoas, numa reportagem realizada pela revista The Hollywood Reporter. Ele nega as acusações e diz que se trata de campanha difamatória de “rivais”. Mas renunciou a seu cargo na produtora que ajudou a criar.

Indicado ao Globo de Ouro, ao SAG Awards e ao Spirit Awards, “Projeto Flórida”, que tem estreia marcada para 1 de março no Brasil, é o primeiro sucesso da produtora indie June Pictures, fundada no ano passado. As fontes do THR afirmam que o parceiro de Duncan na companhia, Alex Saks, tinha conhecimento do comportamento do sócio desde o início dos negócios, mas não tomou nenhuma medida quando as alegações foram trazidas à sua atenção, pois Duncan era quem pagava as contas.

Entretanto, ao saber da reportagem, Saks anunciou no final da quinta-feira (14/12) que Duncan estava se desvinculando da empresa e que ele iria comandá-la sozinho. “À luz das alegações de má conduta contra o investidor Andrew Duncan, estou assumindo a propriedade exclusiva e o comando da June Pictures”, disse Saks em um comunicado. “A June Pictures compromete-se com um ambiente de trabalho respeitoso e dedicado à produção de filmes de qualidade. Continuaremos nossos projetos já em produção e desenvolvimento”.

O diretor de “Projeto Flórida, Sean Baker, também emitiu um comunicado após a polêmica: “Estou triste por saber sobre essas alegações contra Andrew Duncan, da June Pictures. O Sr. Duncan foi financiador do nosso filme e agradecemos por nos permitir realizar nossa visão em nossos próprios termos. No entanto, nossas experiências pessoais com ele foram extremamente limitadas. Embora não tivéssemos testemunhado nem tivéssemos conhecimento de comportamentos inadequados, estamos profundamente preocupados com essas alegações. Acredito firmemente que os sets de filmes e os ambientes de trabalho devem ser espaços seguros para todos, independentemente do sexo, idade, raça ou credo”.

Segundo as denúncias apuradas pela revista The Hollywood Reporter, Duncan teria assediado sexualmente várias produtoras associadas à sua empresa. Ele nega todas as alegações de comportamento impróprio, culpando “rivais” não especificados, inclinados a tomar “vantagem cínica do clima sombrio envolvendo assédio sexual para prejudicar as perspectivas financeiras da companhia”, segundo o seu comunicado.

A lista de denúncias trazidas à tona pela reportagem incluem uma ligação noturna para a produtora da comédia “Dude”, pedindo para que transasse na frente da câmera com o marido e outra mulher, que ele queria assistir. Também houve um beijo forçado e agarrões nas partes íntimas de mulheres da produção de “Wildlife”, filme que marca a estreia na direção do ator Paul Dano, durante um jantar de confraternização da equipe. Em outro jantar, do filme “Book Club”, ele voltou a repetir o mesmo comportamento, tentando beijar uma produtora sem consentimento e propondo levar duas mulheres do evento para seu quarto para sexo a três.

Ironicamente, o próximo filme produzido pela June Pictures seria “My Life on the Road”, cinebiografia da líder feminista Gloria Steinem, que lutou contra o assédio e o empoderamento feminino por toda a vida.