Máquinas Mortais: Nova saga fantástica de Peter Jackson ganha primeiro teaser

A Universal divulgou o primeiro teaser legendado de “Máquinas Mortais” (Mortal Engines), que revela como a premissa absurda se materializa nas telas. O nonsense surreal pode ser conferido quando as personagens olham […]

A Universal divulgou o primeiro teaser legendado de “Máquinas Mortais” (Mortal Engines), que revela como a premissa absurda se materializa nas telas. O nonsense surreal pode ser conferido quando as personagens olham incrédulas para uma aparato gigantesco, que avança sobre o seu veículo steampunk na vastidão de um deserto pós-“Mad Max”, com a garganta metálica escancarada para engoli-las.

“O que é aquilo?”, uma delas quer saber. “Aquilo é Londres”, vem como resposta. E com direito a prédios, torres, parques e a Catedral de Saint Paul em seu topo.

A trama é ambientada em um mundo futurista devastado, onde cidades inteiras foram transformadas em veículos – as Cidades Tração, que exploram os recursos naturais e consomem umas as outras. Londres é a principal Cidade-Tração e caça uma cidadezinha aterrorizada através das terras devastadas. Durante o ataque, o jovem protagonista Tom Natsworthy cai fora da cidade, juntamente com uma assassina com cicatrizes no rosto. Eles devem correr para salvar suas vidas em meio aos destroços – e encarar uma nova arma terrível que ameaça o futuro do mundo.

O teaser apresenta parte crucial desta sinopse, além de closes da protagonista Hester Shaw com um lenço sobre suas cicatrizes. Ela é vivida por Hera Hilmar (série “Da Vinci’s Demons”). Já Tom Natsworthy será interpretado por Robert Sheehan (“Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos”). Não são exatamente astros de blockbusters.

Por isso, outro detalhe que chama atenção na prévia é o destaque dado ao cineasta Peter Jackson. O nome do responsável pelas trilogias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” aparece três vezes. Ele assina o roteiro e a produção, mas não dirige o filme.

Já o nome do diretor é exibido apenas uma vez e quase passa quase batido, de tão acelerado. É preciso pausar o vídeo para conseguir lê-lo. Trata-se de Christian Rivers, que estreia na função, mas foi assistente de Jackson nos filmes do “Hobbit” e trabalhou nos efeitos visuais das duas trilogias da Terra Média.

Jackson, por sua vez, compartilha o roteiro e a produção com sua esposa Fran Walsh e a parceira criativa Philippa Boyens. O trio foi mentor dos seis filmes baseados nas obras de J.R.R. Tolkien.

O vídeo também apresenta a produção como “uma nova saga épica”, e realmente se trata de uma franquia em potencial. “Maquinas Mortais” é a adaptação do primeiro volume das “Crônicas das Cidades Famintas” do escritor britânico Philip Reeve. São, ao todo, quatro volumes, publicados desde 2001.

O elenco ainda inclui Hugo Weaving (“O Hobbit”), Stephen Lang (“Avatar”), Jihae (série “Mars”), Joel Tobeck (série “Ash vs Evil Dead”), Colin Salmon (série “Limitless”), Frankie Adams (série “The Expanse”), Caren Pistorius (“A Luz entre Oceanos”) e Leila George (“Minha Namorada É uma Vampira”).

A estreia está marcada para dezembro de 2018.