Disney troca diretor e cineasta de Capitão América assume refilmagens da nova versão de O Quebra-Nozes

A Disney marcou refilmagens extensas da nova versão com atores da fábula “O Quebra-Nozes”. E contratou um novo diretor para isso. Segundo o site The Hollywood Reporter, Joe Johnston (“Capitão América: O […]

A Disney marcou refilmagens extensas da nova versão com atores da fábula “O Quebra-Nozes”. E contratou um novo diretor para isso. Segundo o site The Hollywood Reporter, Joe Johnston (“Capitão América: O Primeiro Vingador”) vai comandar as novas filmagens, que não tiveram a duração anunciada, mas fontes do site indicam que durarão mais de um mês.

Oficialmente, a substituição do diretor original Lasse Hallstrom (“Um Porto Seguro”) se deu por “conflito de agenda”. Procurado pelo THR, ele disse: “O filme estará em boas mãos em Londres, enquanto eu estiver fora”, avisando que retornará para trabalhar na pós-produção “após os feriados de fim de ano”.

Não há explicações para a necessidade de refilmagens tão longas, especialmente porque a decisão foi tomada menos de uma semana após as primeiras imagens da produção terem sido divulgadas. Mas nestes dias em que os efeitos especiais são parte cada vez mais integral das produções, é possível que Disney tenha sentido necessidade de aprimorar algumas cenas.

Como este tipo de intervenção deu certo em outras ocasiões – “Guerra Mundial Z”, “Rogue One”, “Han Solo”, “Liga da Justiça”, etc – , a tendência é que se torne cada vez mais comum.

Inspirado na fábula encantada de E.T.A. Hoffmann e no famoso balé de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, “The Nutcracker and the Four Realms” (título original) contará a história de Clara (Mackenzie Foy, de “A Saga Crepúsculo: Amanhecer”), uma menina que ganha um boneco quebra-nozes do seu padrinho (Morgan Freeman, de “Truque de Mestre”) na noite de Natal e descobre que o boneco ganha vida durante a noite.

O elenco também conta com Keira Knightley (“Anna Karenina”), Helen Mirren (“A Dama Dourada”), Richard E. Grant (“Logan”), Miranda Hart (“A Espiã Que Sabia de Menos”), Eugenio Derbez (Não Aceitamos Devoluções”) e a bailarina Misty Copeland.

A história do “Quebra-Nozes” já rendeu muitas versões cinematográficas, inclusive da própria Disney, quando integrou um dos segmentos da animação clássica “Fantasia” (1940). O filme mais recente foi o musical “O Quebra Nozes: A História Que Ninguém Contou” (2010), com letras de Tim Rice (“O Rei Leão”) e participação da atriz Elle Fanning (a Bela Adormecida de “Malévola”).

A nova versão integra a leva de refilmagens de fábulas clássicas que vem rendendo fábulas de dinheiro para a Disney.