Estrela da série The Good Wife revela ter sofrido assédio de Steven Seagal e Harvey Weinstein

A atriz Julianna Margulies, estrela das séries “The Good Wife” e “E.R.”, revelou ter sofrido tentativas de assédio em dose dupla no começo de sua carreira, pelo produtor Harvey Weinstein e o […]

Divulgação/CBS

A atriz Julianna Margulies, estrela das séries “The Good Wife” e “E.R.”, revelou ter sofrido tentativas de assédio em dose dupla no começo de sua carreira, pelo produtor Harvey Weinstein e o ator Steven Seagal, mas conseguiu escapar de ambos.

Em entrevista a uma rádio americana, citada pela revista The Hollywood Reporter, a atriz contou que foi convencida por uma diretora de elenco a se encontrar com Seagal num quarto de hotel em 1990.

Mas, ao chegar no hotel, não havia sinal da mulher, e o ator abriu a porta armado: “Ele fez questão que eu visse a arma. Eu nunca tinha visto uma arma na vida”, contou a atriz, que tinha tinha 23 anos na época.

Ela não entrou em detalhes sobre o que aconteceu no quarto, mas disse ter saído “incólume”. “Não sei com saí de lá, mas não fui machucada, não fui estuprada”. Depois disso, a atriz disse que nunca mais foi a reuniões com homens da indústria sozinha. E isto serviu de lição para sua segunda tentativa de assédio.

Anos depois, uma assistente de Harvey Weinstein a convocou para uma reunião com o produtor em seu quarto de hotel. Julianna exigiu que a assistente estivesse junto.

“A assistente insistiu bastante e eu a obriguei a subir comigo. Quando Harvey abriu a porta, ele estava de roupão, o quarto estava cheio de velas e tinha um jantar para dois”. A atriz contou que ele só olhou feio para as duas e bateu a porta na cara dela. “Nem preciso dizer que não consegui o papel”.

Mais de 90 mulheres já acusam publicamente Harvey Weinstein de assédio, agressão ou estupro, segundo levantamento da atriz italiana Asia Argento, desde que Ashley Judd tomou coragem para ser a primeira a falar com a imprensa sobre o comportamento do magnata, em reportagem do jornal The New York Times publicada em 5 de outubro. A denúncia encorajou diversas estrelas famosas a compartilharem suas experiências de terror com Weinstein, entre elas Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Rose McGowan, Léa Seydoux e Cara Delevingne. Uma reportagem ainda mais polêmica, da revista New Yorker, apresentou as primeiras denúncias de estupro, inclusive de Asia Argento. E há três semanas o jornal Los Angeles Times desnudou a conexão de Weinstein com o mundo da moda, com denúncias de modelos.

Após o escândalo ser revelado, Weinstein foi demitido da própria produtora, The Weinsten Company, teve os créditos de produtor retirado de todos os projetos em andamento de que participa e foi expulso da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável pelo Oscar, do BAFTA (a Academia britânica) e do PGA (Sindicato dos Produtores). Sua esposa, Georgina Chapman, estilista da grife Marchesa, pediu divórcio e ele ainda deve enfrentar um processo criminal.

Desde então, outros casos foram denunciados, abrindo as portas para inúmeras acusações de assédio na indústria do entretenimento. Steven Seagal é um dos acusados. A jornalista Lisa Guerrero contou sua experiência pessoal em uma reportagem da revista Newsweek. Mas, já em 1998, a atriz Jenny McCarthy tinha tornado público um episódio em que perdeu um papel por se recusar a fazer um teste nua em frente a Seagal, o que ele negou na época.