Doctor Who: Episódio perdido do autor de O Guia do Mochileiro da Galáxia é completado após 38 anos

Um dos episódios mais lendários de “Doctor Who” foi finalmente completado, 38 anos após ser considerado perdido. Escrito por Douglas Adams, o autor do clássico sci-fi “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, […]

Um dos episódios mais lendários de “Doctor Who” foi finalmente completado, 38 anos após ser considerado perdido. Escrito por Douglas Adams, o autor do clássico sci-fi “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, o episódio chegou a ter cenas gravadas em 1979, mas a produção foi interrompida por uma greve na BBC e, como era o último capítulo da temporada, ficou inacabado.

Diante da importância de seu autor, a BBC resolveu finalizar a produção, combinando as cenas gravadas com animação. Para manter o máximo possível de coerência, os atores originais foram convidados a dublar os personagens. Assim, Tom Baker retorna como o quarto Doctor Who, Lalla Ward como sua companheira Romana e Christopher Neame como o vilão alienígena Skagra. O resultado final ganhou trailer, que pode ser conferido abaixo.

Intitulado “Shada”, o episódio foi uma das quatro histórias que Adams escreveu para a série da BBC no final dos anos 1970, quando costumava usar o pseudônimo David Agnew. O fato de nunca ter sido completada tornou-a mais famosa que as demais, a ponto de ter seus trechos existentes lançados em VHS em 1992 – com introdução de Tom Baker e sem final.

O roteiro original deu origem a várias produções. Foi transformado em radionovela, publicado em livro sob o título “Shada – A Aventura Perdida de Douglas Adams”, o que ainda rendeu um audiobook e, finalmente, virou websérie animada em 2003. Mas, na ocasião, Tom Baker se recusou a retomar o papel e a aventura acabou dublada por Paul McGann, o oitavo Doctor Who.

Parte das gravações ainda acabou incorporada no especial “The Five Doctors”, de 1983. E partes da história reapareceram como inspiração de outra obra de Douglas Adams, “Dirk Gently’s Holistic Detective Agency” – que atualmente também tem sua própria série na TV.

A trama original acompanha o Doctor e a Romana lutando contra Skagra na cidade de Cambridge, no Reino Unido, enquanto este busca o planeta perdido de Sharda, que serve como uma prisão de segurança máxima para mestres do crime.

“‘Shada’ era uma das minhas histórias favoritas de Doctor Who. Tenho muitas memórias das gravações em Cambridge, foi decepcionante não ter finalizado no estúdio. Estou muito orgulhoso que a BBC Worldwide encontrou uma forma de entregar uma nova versão aos fãs”, disse Baker, em comunicado.

A reconstituição de “Doctor Who: Shada” não será exibida na TV, mas ganhará distribuição limitada nos cinemas britânicos em 24 de novembro, seguida por lançamento em DVD e Blu-ray no dia 4 de dezembro. Veja o trailer e o cartaz abaixo.