Diretor de Cinema Paradiso é acusado de assédio por celebridade televisiva

O diretor italiano Giuseppe Tornatore, que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por Cinema Paradiso” (1988), foi acusado de assédio pela celebridade televisiva Miriana Trevisan. Segundo relato publicado na revista Vanity […]

O diretor italiano Giuseppe Tornatore, que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por Cinema Paradiso” (1988), foi acusado de assédio pela celebridade televisiva Miriana Trevisan. Segundo relato publicado na revista Vanity Fair, Tornatore teria tentado beijá-la e acariciá-la há 20 anos.

“Fui ao escritório de Giuseppe Tornatore. Meu agente havia organizado a reunião”, contou a atriz. “Ao fim do encontro, Tornatore me acompanhou até a porta, me empurrou contra a parede, começou a beijar meu pescoço e as orelhas, pôs suas mãos nos meus seios”, descreveu Trevisan.

A atriz afirmou que conseguiu escapar e que, provavelmente, o diretor “não se lembrava” do ocorrido.

Tornatore respondeu, em entrevista ao jornal La Repubblica, com a ameaça de processo no sábado (4/11). “Não encostei um dedo nela. Lembro de um encontro cordial e rejeito estas acusações”, ele afirmou.

O suposto caso foi revelado no momento em que cresce a lista de figuras importantes de Hollywood acusadas de assédio ou agressão sexual. As denúncias estão sendo estimuladas pela reação da sociedade ao escândalo que envolveu o produtor Harvey Weinstein, abrindo as portas para acusações de mais assediadores. Outrora intocáveis, magnatas poderosos estão sendo derrubados após décadas de abusos e impunidade.