Netflix tem 8,4 milhões de supermaratonistas e o terceiro maior é brasileiro

A Netflix divulgou uma análise de dados de comportamento de seus assinantes, que revela a existência de “supermaratonistas”, pessoas que assistem à temporada completa de uma série no mesmo dia que ela […]

A Netflix divulgou uma análise de dados de comportamento de seus assinantes, que revela a existência de “supermaratonistas”, pessoas que assistem à temporada completa de uma série no mesmo dia que ela entra no acervo da plataforma.

Segundo os dados da empresa, existem mais de 8,4 milhões de assinantes que se qualificam como supermaratonistas em todo o mundo. O número serve para mostrar que fãs estão dispostos a passar diversas horas colados à televisão (ou notebook, smartphone e tablet) para devorar suas séries favoritas.

“A Netflix permite assistir à TV de uma forma que nunca foi possível antes. Não há nada melhor do que ver uma série mobilizar os nossos assinantes e acender o desejo de assisti-la”, disse Brian Wright, vice-presidente de séries originais da Netflix, no comunicado sobre a pesquisa.

Não há um gênero específico que renda mais maratonas, mas as séries de comédia com episódios de menor duração (com 30 minutos) tendem a ser devoradas com mais rapidez. Mesmo assim, dramas de cerca de uma hora de duração por episódio também entram na lista de “binge” (compulsão) dos supermaratonistas.

Vale considerar também que séries com menos episódios rendem maratonas mais curtas, por isso são as mais assistidas. Com quatro capítulos apenas, o revival “Gilmore Girls” foi a atração mais maratonada deste ano, seguida por “Fuller House”, cujos episódios duram 30 minutos, e “Os Defensores”, com oito episódios.

Os assinantes canadenses são os mais “empenhados” em devorar séries com rapidez, seguidos pelos americanos e dinamarqueses. E embora os brasileiros tenham ficado em 10º lugar, o terceiro maior maratonista de séries do mundo vem do Brasil. Um usuário brasileiro, não identificado pela empresa, assistiu a 21 séries no mesmo dia em que foram lançadas em 2017.

A Netflix do Brasil fez um vídeo em homenagem ao assinante viciado, estimulando-o a ver ainda mais séries em 2018. Veja abaixo.