Nancy Drew inspira projeto de nova série de mistério

A NBC está desenvolvendo uma série sobre “Nancy Drew”, a famosa detetive adolescente da literatura juvenil. Segundo o site Deadline, os produtores são os mesmos que tentaram emplacar um programa com a […]

A NBC está desenvolvendo uma série sobre “Nancy Drew”, a famosa detetive adolescente da literatura juvenil. Segundo o site Deadline, os produtores são os mesmos que tentaram emplacar um programa com a personagem na rede CBS em 2015: Joan Rater e Tony Phelan, ambos produtores de “Grey’s Anatomy” e “Madame Secretary”. Na ocasião, o projeto nem chegou à fase de piloto.

A diferença é que a tentativa anterior imaginava a vida da protagonista como adulta, após sua carreira de detetive mirim. A nova abordagem vai se centrar numa história fictícia sobre a suposta escritora dos livros de Drew. A autora se envolve em um mistério de assassinato na vida real e resolve recorrer a suas duas melhores amigas de infância – justamente as que foram a inspiração para todos os livros.

Na verdade, Nancy Drew foi criada por um homem, o editor Edward Stratemeyer em 1930, como contraparte feminina para sua série de detetives juvenis dos Hardy Boys. As histórias eram publicadas sob o pseudônimo de Carolyn Keene, mas eram escritas por diversos escritores-fantasmas diferentes. A ideia dos produtores de considerar o pseudônimo como uma pessoa real é uma forma de recuperar a premissa da série recusada – com uma escritora adulta de histórias de detetive mirim no lugar da versão adulta da própria detetive mirim.

Além de Nancy, os livros incluíam suas duas melhores amigas, Bess Marvin e George Fayne.

Em seu contexto original, ela era uma pré-adolescente que vivia com seu pai na cidadezinha de River Heights, resolvendo mistérios que envolviam os jovens da vizinhança. A menina só começou a crescer a partir dos anos 1980, quando uma nova série literária, “The Nancy Drew Files”, passou a incluir enredos românticos.

Os mistérios de Nancy Drew já venderam mais de 80 milhões de exemplares em todo o mundo, tendo sido traduzidos em 45 línguas diferentes. A personagem também já apareceu em cinco filmes e duas séries televisivas (nos anos 1970 e 1990), além de games de computador e produtos variados.

O filme mais antigo, “Nancy, A Detetive”, é de 1938. O mais recente foi lançada no cinema em 2007. Intitulado “Nancy Drew e o Mistério de Hollywood”, trazia Emma Roberts (série “Scream Queens”) no papel-título.

Para virar série, o projeto precisará passar pela produção e aprovação do piloto, que por enquanto não tem cronograma previsto.