Kit Harington desafia a monarquia britânica em cena e trailer da minissérie Gunpowder

A BBC divulgou uma cena inédita e um trailer da minissérie “Gunpowder”, que traz Kit Harington (o Jon Snow de “Game of Thrones”) liderando uma conspiração histórica. Na prévia, ele desafia a […]

A BBC divulgou uma cena inédita e um trailer da minissérie “Gunpowder”, que traz Kit Harington (o Jon Snow de “Game of Thrones”) liderando uma conspiração histórica. Na prévia, ele desafia a alegada divindade da monarquia, contrariando as leis que transformaram o Rei em chefe da Igreja.

Ambientada em 1605, a produção conta a história real do grupo de católicos que armaram a “Conspiração da Pólvora”, na qual se pretendia assassinar o rei protestante James I da Inglaterra e os membros do Parlamento inglês, para assim dar início a um levante católico. Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento. A conspiração foi desarmada e Fawkes condenado à forca por traição e tentativa de assassinato. Sua captura é celebrada até os dias de hoje, com festividades no Reino Unido no dia 5 de novembro. No começo, o evento era celebrado como uma vitória da monarquia. Mas, ao longo dos anos, o atentado ganhou nova conotação, transformando Fawkes numa espécie de herói popular.

A transição começou com publicações baratas (penny dreadfuls) do fim do século 19 e se completou com os quadrinhos de “V de Vingança” nos anos 1980, nos quais um mascarado inspirado em Fawkes combatia a política fascista de um futuro britânico distópico. Quando a minissérie de Alan Moore e David Lloyd virou filme em 2005, as máscaras de V (ou Fawkes) entraram na cultura pop mundial, ganhando as ruas em manifestações como o movimento Occupy e a internet por meio dos hackers Anonymous.

Kit Harington interpreta um dos líderes da conspiração, Robert Catesby. E uma grande curiosidade da produção é que o ator é realmente descendente de Catesby.

Fawkes, por sua vez é interpretada por Tom Cullen (série “Downton Abbey”), e a minissérie ainda traz em seu elenco Liv Tyler (série “The Leftovers”), Peter Mullan (série “Ozark”) e Mark Gatiss (série “Sherlock”).

Criada pelo roteirista Ronan Bennett (“Inimigos Públicos”) e o ator Daniel West (série “South Riding”), “Gunpowder” estreia em 21 de outubro no Reino Unido.