Star Wars: Episódio IX perde o diretor

Colin Trevorrow (“Jurassic World”) não é mais o diretor de “Star Wars: Episódio IX”, o filme que encerra a terceira trilogia espacial da Lucasfilm. O anúncio foi feito pelo estúdio nesta terça-feira […]

Divulgação/Lucasfilm

Colin Trevorrow (“Jurassic World”) não é mais o diretor de “Star Wars: Episódio IX”, o filme que encerra a terceira trilogia espacial da Lucasfilm. O anúncio foi feito pelo estúdio nesta terça-feira (5/9).

“Colin tem sido um colaborador maravilhoso ao longo do processo de desenvolvimento, mas todos chegamos à conclusão de que nossas visões para o projeto diferem. Desejamos o melhor para Colin e compartilharemos mais informações sobre o filme em breve”, disse a Lucasfilm em comunicado distribuído à imprensa.

Ele é o terceiro diretor da franquia dispensado neste ano pela produtora. Em junho, Phil Lord e Chris Miller foram demitidos do spin-off que tem Han Solo como protagonista, e substituídos por Ron Howard. Mas até Gareth Edwards foi substituído, embora sem perder os créditos, durante refilmagens e pós-produção de “Rogue One: Uma História Star Wars” (2016). O diretor e roteirista Tony Gilroy (“O Legado Bourne”) refez diversas cenas daquele filme.

E não se pode esquecer de Josh Trank, que foi dispensado antes de iniciar qualquer trabalho, baseado apenas nos problemas de bastidores de “Quarteto Fantástico” (2015).

Segundo o site The Hollywood Reporter, Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, tentou evitar ao máximo a saída de Trevorrow, pouco tempo após a demissão de Lord e Miller, mas o clima entre ela e o diretor do “Episódio IX” era insustentável. Ao final, adiou apenas o anúncio de sua decisão.

O THR apurou que Trevorrow teria saído do filme em junho, mesmo mês da demissão de Lord e Miller, quando seu novo filme “The Book of Henry” fracassou nas bilheterias e foi destruído pela crítica norte-americana. A produção nem chegou ao Brasil.

Trevorrow deveria escrever e dirigir “Star Wars: Episódio IX”, mas nenhuma das versões da história que ele apresentou agradaram Kathleen Kennedy, que no mês passado decidiu contratar um novo roteirista, o britânico Jack Thorne (“Extraordinário”). Isto teria sido a gota d’água para afastar o cineasta.

“Star Wars: Episódio IX” ainda não tem previsão para começar a ser filmado, mas a estreia está marcada para 24 de maio de 2019. Já o próximo capítulo da saga espacial, “Star Wars: Os Últimos Jedi”, com roteiro e direção de Rian Johnson, estreia em 14 de dezembro no Brasil.