Russell Tovey será Ray, novo super-herói gay das séries da DC Comics

O ator Russell Tovey (séries “Looking” e “Being Human”) vai interpretar um novo super-herói gay das séries da DC Comics na rede CW. Ele dará vida a Ray, personagem que será introduzido […]

O ator Russell Tovey (séries “Looking” e “Being Human”) vai interpretar um novo super-herói gay das séries da DC Comics na rede CW. Ele dará vida a Ray, personagem que será introduzido no crossover deste ano do Arrowverso, e depois terá sua série própria. Com uma peculiaridade. Intitulada “Freedom Fighters: The Ray”, a série será uma animação desenvolvida para o serviço de streaming CW Seed, em que Tovey dublará o personagem.

A descrição oficial da versão televisiva do personagem é a seguinte: “Raymond ‘Ray’ Terrill foi um repórter que descobriu um grupo de cientistas do governo trabalhando em um projeto secreto para transformar a luz em uma arma de destruição em massa. Mas antes que ele pudesse informar sobre suas descobertas, o chefe do projeto expôs Ray a uma “bomba de luz genética”. A bomba não conseguiu matá-lo e, em vez disso, dotou Ray com poderes baseados na luz. Com essas habilidades, Ray percebeu que poderia ir além de denunciar a injustiça – ele poderia tomar medidas para ajudar a detê-la. E logo foi recrutado pelo Tio Sam e pelos Combatentes da Liberdade para enfrentar a violência e a opressão onde quer que exista.”

A identidade do Ray já foi adotada por quatro personagens diferentes nos quadrinhos. Assim como Tio Sam e outros integrantes dos Combatentes da Liberdade, ele foi introduzido nos anos 1940, em publicações da editora Quality Comics. A DC acabou comprando os direitos dos heróis e juntou todos eles nos Combatentes da Liberdade nos anos 1970. Mas decidiu acomodá-los na Terra-X, onde a 2ª Guerra Mundial ainda não tinha terminado e Tio Sam continuava a lutar contra os nazistas. Detalhe: a primeira aparição do grupo foi numa edição da Liga da Justiça, publicada em 1973 e chamada: “Crisis on Earth-X”.

Como o crossover televisivo também será chamado “Crisis on Earth-X” (Crise na Terra-X), as referências se tornam evidentes.

Ray Terrill é o herói dos anos 1970, filho do primeiro Ray, que após os diversos reboots da DC – e de outras duas versões do personagem – , reiniciou sua história como gay. Ele voltou a ter destaque em 2014 na minissérie “The Multiversity” (Multiversidade, ao pé da letra) de Grant Morrison. O roteirista explicou que a ideia para sua equipe de Combatentes da Liberdade era que fosse formada apenas por pessoas pertencentes a grupos perseguidos pelos nazistas e Ray era o membro gay.

A estreia de Ray na TV vai acontecer após a grande aceitação e elogios à trama paralela de “Supergirl” que destacou o romance lésbico da irmã da heroína, Lex Danvers (Chyler Leigh), e a detetive policial Maggie Sawyer (Floriana Lina). Mas ele não é o primeiro super-herói gay do Arrowverse. O pioneirismo pertence ao Senhor Incrível (Mr. Terrific), interpretado por Echo Kellum na série “Arrow”.

O novo herói será visto em duas noites consecutivas nos Estados Unidos, começando na segunda-feira, 27 de novembro, e terminando na terça-feira, 28 de novembro, nos episódios das quatro séries de super-heróis da rede CW: “Arrow”, “The Flash”, “Supergirl” e “Legends of Tomorrow”. No Brasil, as séries são exibidas no canal pago Warner.