J.J. Abrams é anunciado como diretor de Star Wars: Episódio IX

O cineasta J.J. Abrams foi confirmado como diretor de “Star Wars: Episódio IX”, o filme que encerra a terceira trilogia espacial da Lucasfilm. O anúncio foi feito pelo estúdio nesta terça-feira (12/9), […]

O cineasta J.J. Abrams foi confirmado como diretor de “Star Wars: Episódio IX”, o filme que encerra a terceira trilogia espacial da Lucasfilm. O anúncio foi feito pelo estúdio nesta terça-feira (12/9), uma semana exata após a demissão de Colin Trevorrow (“Jurassic World”) da produção.

Abrams dirigiu “Star Wars: O Despertar da Força”, que abriu a nova trilogia e quebrou recordes de arrecadação nas bilheterias, faturando mais de US$ 2 bilhões em todo o mundo.

“Com ‘O Despertar da Força’, J.J. entregou tudo o que poderíamos esperar, e estou muito animada por ele voltar para fechar esta trilogia”, disse a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, no comunicado que anunciou o diretor.

Além de dirigir, Abrams irá escrever o roteiro do filme em parceria com o roteirista Chris Terrio (“Batman vs Superman”). A principal missão da dupla será contornar a ausência da General Leia, devido à morte da atriz Carrie Fisher, além de, claro, dar um final para a história de Luke Skywalker (Mark Hammill).

Trevorrow deveria escrever e dirigir “Star Wars: Episódio IX”, mas nenhuma das versões da história que ele apresentou agradaram Kathleen Kennedy, que no mês passado decidiu contratar um novo roteirista, o britânico Jack Thorne (“Extraordinário”). O diretor não gostou e isto teria sido a gota d’água para Kennedy.

Ele foi o terceiro diretor da franquia dispensado neste ano pela produtora. Em junho, Phil Lord e Chris Miller (“Anjos da Lei”) foram demitidos do spin-off que tem Han Solo como protagonista, e substituídos por Ron Howard (“Inferno”).

Mas os problemas da produtora com os diretores da franquia começaram bem antes. Um dos segredos menos disfarçados de Hollywood é que o Gareth Edwards foi substituído de “Rogue One: Uma História Star Wars” (2016), embora sem perder os créditos, durante refilmagens e pós-produção do longa-metragem. O diretor e roteirista Tony Gilroy (“O Legado Bourne”) refez diversas cenas daquele filme.

E não se pode esquecer de Josh Trank, que foi dispensado antes mesmo de iniciar qualquer trabalho, baseado apenas nos boatos dos problemas de bastidores de “Quarteto Fantástico” (2015).

“Star Wars: Episódio IX” ainda não tem previsão para começar a ser filmado, mas a estreia está marcada para 24 de maio de 2019. Já o próximo capítulo da saga espacial, “Star Wars: Os Últimos Jedi”, com roteiro e direção de Rian Johnson, estreia em 14 de dezembro no Brasil.