Gordon vai enfrentar Bruce Wayne na 4ª temporada de Gotham

A 4ª temporada de “Gotham” pretende mostrar os primeiros passos de Bruce Wayne (David Mazouz) para tornar-se o Batman. Mas isso o colocará na mira do detetive James Gordon (Ben McKenzie). Em […]

A 4ª temporada de “Gotham” pretende mostrar os primeiros passos de Bruce Wayne (David Mazouz) para tornar-se o Batman. Mas isso o colocará na mira do detetive James Gordon (Ben McKenzie).

Em entrevista ao DC All Access, o produtor executivo John Stephens explicou: “Na primeira metade dessa temporada, Jim Gordon tentará diminuir a força do Pinguim na cidade ao formar uma aliança com Sofia Falcone, interpretada por Crystal Reed, onde ambos tentarão tira-lo do trono. Ao mesmo tempo, Bruce Wayne começará a operar como vigilante mascarado. Quando Jim Gordon percebe isso, decide caçá-lo. Assim teremos um conflito entre Gordon e Wayne mascarado.”

Este conflito é reminiscente da trama de “Batman: Ano Um”, uma das histórias em quadrinhos que inspira a trama da temporada. Publicada em 1987, a obra de Frank Miller e David Mazzucchelli tem três desdobramentos importantes. O mais claro é a transformação de Bruce Wayne em Batman. Mas há também seu conflito com Gordon, além de uma segunda transformação: Selina Kyle em Mulher-Gato.

Além de “Batman: Ano Um”, Ben McKenzie já tinha adiantado que a série também será influenciada por “O Longo Dias das Bruxas”, de Jeph Loeb e Tim Sale. Publicado entre 1996 e 1997, esta história apresentou um serial killer chamado Feriado (Holiday) que reivindica uma vítima por mês. A história se passa no início da carreira de Batman e inclui muitos dos personagens que já aparecem de alguma forma na série – como Chapeleiro Louco, Hera Venenosa, Selina Kyle, Pinguim e Harvey Dent. Além disso, poderia revelar que Jerome Valeska (Cameron Monaghan) é, na verdade, Feriado, como muitos fãs suspeitam. Há ainda uma subtrama importante sobre o destino de Harvey Dent, que irá virar Duras Caras.

A Fox adiantou a estreia dos novos episódios em uma semana nos Estados Unidos. A 4ª temporada vai chegar em 21 de setembro à TV americana. No Brasil, a série é exibida pelo canal pago Warner.