Filme sobre czar Nicolau gera protestos violentos e atentados de extremistas na Rússia

A pré-estreia do filme “Matilda”, baseado nas memórias da bailarina Matilda Kshesinskaya, que conta seu caso de amor com o último czar da Rússia, Nicolau II, gerou uma onda de protestos violentos […]

A pré-estreia do filme “Matilda”, baseado nas memórias da bailarina Matilda Kshesinskaya, que conta seu caso de amor com o último czar da Rússia, Nicolau II, gerou uma onda de protestos violentos na Rússia.

Extremistas religiosos não aceitam a forma como o filme retrata Nicolau II e consideram desrespeitoso o trabalho do premiado cineasta Alexei Uchitel (venceu o Festival de Karlovy Vary em 2008). Para a Igreja Ortodoxa Russa, o czar assassinado pelos bolcheviques é um mártir.

Superprodução, que chega comercialmente aos cinemas russos em 25 de outubro, o filme enfrentou dificuldades em realizar pré-estreias após ataques de extremistas contra o público e funcionários de cinemas. Organizado e disseminado pelas grandes cidades da Rússia, o protesto tem o objetivo de impedir a exibição de “Matilda”.

A polícia chegou a prender indivíduos acusados de agressão contra quem tinha ingressos para a première do filme, de acordo com a agência Reuters. Mas a situação é tão grave que os radicais incendiaram até carros estacionados fora do escritório do advogado do diretor Uchitel.

Um ataque incendiário também foi tentado contra o estúdio que rodou a produção, acompanhando o envio de cartas ameaçadoras a centenas de cinema, avisando para não exibirem a produção se não quisessem arder. Um cinema de Moscou que participou do circuito de pré-estreias do filme sofreu um atentado, com um motorista jogando um veículo carregado de material inflamável contra sua fachada. Ninguém ficou ferido e o criminoso foi preso em flagrante.

O responsável pelas cartas, Alexander Kalinin, líder de um grupo religioso chamado Estado Cristão, também foi preso. Mesmo assim, várias salas já se recusam a mostrar o filme.