Bingo – O Rei das Manhãs é o candidato brasileiro a uma vaga no Oscar 2018

“Bingo – O Rei das Manhãs”, de Daniel Rezende, foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira. O anúncio aconteceu na manhã desta sexta-feira […]

“Bingo – O Rei das Manhãs”, de Daniel Rezende, foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira. O anúncio aconteceu na manhã desta sexta-feira (15/9) na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

O filme foi escolhido entre 23 inscritos, incluindo documentários e ficções. A lista incluía filmes premiados em festivais, como “Gabriel e a Montanha”, dirigido por Felipe Barbosa, que venceu o prêmio Revelação na Semana da Crítica em Cannes e o prêmio da Fundação Gan, “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky, que venceu o prêmio do público no Festival de Cinema Brasileiro de Paris e seis troféus, inclusive o de Melhor Filme, no Festival de Gramado, e “Era o Hotel Cambridge”, de Eliane Caffé, vencedor dos prêmios do público no Festival de San Sebastián (Espanha), na Mostra de São Paulo e no Festival do Rio.

O longa de Rezende, por outro lado, não participou de nenhum festival. Mas o diretor, apesar de estreante na função, já é conhecido da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, por ter sido indicado ao Oscar de Melhor Edição por “Cidade de Deus” (2002). Além disso, a Ancine também o selecionou para representar o Brasil no Goya (o Oscar espanhol), na disputa de Melhor Filme Íbero-Americano.

Neste ano, a seleção foi feita sob a coordenação da Academia Brasileira de Cinema, que fez um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Cultura, único órgão que oficialmente pode inscrever o candidato brasileiro.

A ABC já fazia parte da comissão do Oscar, por meio da indicação de dois de seus sete integrantes, além de ser responsável pela cerimônia anual de premiação dos melhores do cinema nacional, conhecida como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

A opção pela entidade se deu após a polêmica do ano passado, quando a escolha de “Pequeno Segredo”, de David Schurmann, foi acompanhada por grande polêmica, uma vez que “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, tinha maior alcance internacional, mas seu diretor fez manifestações contra o governo. “Pequeno Segredo” acabou não sendo indicado ao Oscar. Por outro lado, a distribuidora americana de “Aquarius” tampouco inscreveu o filme de Mendonça filho em outras categorias da Academia, como Melhor Atriz para Sonia Braga.

A comissão montada pela ABC acabou tendo perfil similar ao que tem gerado críticas contra a Academia americana: excessivamente masculina, branca e idosa. Os responsáveis pela escolha de “Bingo” foram Paulo Roberto Mendonça, 69 anos, sócio-diretor do Canal Brasil; a produtora Iafa Britz, 46; os cineastas David Schürmann, 43, João Daniel Tikhomiroff, 67, e Miguel Faria Jr., 72; e o roteirista Doc Comparato, 67.

Agora, “Bingo” vai se juntar a dezenas de outros longas indicados por países do mundo inteiro – no ano passado, foram 85 –
para ser apreciado por uma comissão americana de avaliação, que irá apresentar uma primeira lista preliminar no começo de janeiro, do qual sairão os cinco finalistas ao prêmio. Estes serão conhecidos ao mesmo tempo que todos os indicados ao Oscar 2018, no dia 23 de janeiro. Já a premiação dos vencedores está marcada para 4 de março em Los Angeles, nos Estados Unidos.