Ai Weiwei assina o pôster e fará a abertura da Mostra de São Paulo 2017

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo apresenta o cartaz de sua 41ª edição, com a arte assinada pelo artista chinês Ai Weiwei (veja abaixo). Além de trabalhar também com cinema […]

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo apresenta o cartaz de sua 41ª edição, com a arte assinada pelo artista chinês Ai Weiwei (veja abaixo). Além de trabalhar também com cinema e arquitetura, Weiwei ganhou reconhecimento mundial pela sua abordagem da questão dos direitos humanos em seu país e, nos últimos anos, pela crise global dos refugiados, tema da obra “Hands Without Bodies” (2017), que estampa o pôster, e também de seu recente filme “Human Flow” (2017), que será exibido na abertura do evento, no dia 18 de outubro, no Auditório Ibirapuera, e integra a programação da Mostra.

A arte do cartaz destaca a peça de mármore branco, pertencente a um conselho do Israel Museum, em Jerusalém, que traz duas mãos se unindo para simbolizar a ideia do artista de que o futuro da humanidade se encontra na força da conexão entre as pessoas. A falta dessa conexão é explorada em seu filme, apresentado no Festival de Veneza e centrado no fluxo humano migratório em meio à grave crise mundial. As duas obras dialogam com outras de Ai Weiwei em que ele aborda o tema, como a instalação de coletes salva-vidas nas colunas da Konzerthaus de Berlim e botes salva-vidas nas janelas do histórico Palácio Strozzi, em Florença, no ano passado; a exposição de roupas e calçados recolhidos de campos de refugiados, em uma galeria de Nova York, também em 2016; e no enorme e “lotado” barco inflável de resgate da exibição atual de “Law of the Journey”, na Galeria Nacional de Praga.

Segundo a organização da Mostra, a temática também permeia parte da seleção da edição deste ano, em longas de diversos países. Mas a lista dos filmes ainda não foi divulgada.