Criador dos quadrinhos de The Walking Dead processa o canal que exibe a série

O canal pago americano AMC virou alvo de um segundo processo envolvendo a divisão de lucros de “The Walking Dead”. Depois de Frank Darabont, criador da série, cujo processo se arrasta nos […]

O canal pago americano AMC virou alvo de um segundo processo envolvendo a divisão de lucros de “The Walking Dead”. Depois de Frank Darabont, criador da série, cujo processo se arrasta nos tribunais, agora é a vez de Robert Kirkman, criador dos quadrinhos, junto aos produtores Gale Anne Hurd, Glen Mazzara e David Alpert. A reclamação é a mesma. Eles alegam que estão sendo enganados pela emissora em suas participações no lucro da série.

Segundo o site The Holllywood Reporter, os produtores alegam que o AMC não cumpriu obrigações contratuais e reclamam ter direito a 5% dos lucros relacionados à série, que o canal não pagou. Além disso, demonstram que o AMC incluiu o AMC Studios na lista dos responsáveis pela série, mas esta produtora não faz efetivamente nada.

O processo é basicamente igual ao de Darabont, que apontou como o AMC usa o estúdio AMC para aumentar a quantidade de “sócios” na série e, assim, diminuir a porcentagem destinada aos produtores.

Em resposta, o AMC chamou a ação de oportunista. “Esse tipo de processo é muito comum no entretenimento e todos têm uma coisa em comum: seguem o sucesso. Todos os estúdios com um a série bem-sucedida já foram alvo de um processo como esse e ‘The Walking Dead’ tem sido a série número um há cinco anos, então não é surpresa. Temos enorme respeito e apreciação pela parte queixosa e continuaremos trabalhando com eles como parceiros, mesmo enquanto nos defendemos vigorosamente contra este processo sem base e previsivelmente oportunista”, manifestou-se o canal em comunicado oficial.

O timing do processo também chama atenção. A produtora Skybound, de Kirkman, acaba de fechar uma parceria com serviço de streaming da Amazon, encerrando seu contrato com o AMC para desenvolver novas séries.

“The Walking Dead” volta a exibir episódios inéditos em 22 de outubro.