Algoritmo prevê morte de Daenerys na atual temporada de Game of Thrones

Um fã de “Game of Thrones”, especializado em cálculos e computação, resolveu criar um algoritmo capaz de prever quem vai morrer na série, já que a atração se caracteriza por não poupar […]

Um fã de “Game of Thrones”, especializado em cálculos e computação, resolveu criar um algoritmo capaz de prever quem vai morrer na série, já que a atração se caracteriza por não poupar os personagens tidos como “principais”.

O estudante do Centro de Ciência de Redes da Universidade Central da Europa, Milán Jasonov, pesquisou padrões de comportamentos nos personagens que morreram na trama e verificou quais dos vivos apresentam as mesmas características. Segundo ele, status social e lealdade são fatores importantíssimos para a sobrevivência no universo da série. E, com base nisso, criou redes de conexões para montar um mapa de relações entre os personagens, que, ao ser analisado por uma inteligência artificial, determinou quais têm maior chance de sobrevivência e quais podem morrer a qualquer momento.

Ele alega que o programa já acertou diversas mortes. E o novo resultado dá Tyene como favorita para morrer em breve. Nenhuma novidade nisso, já que a Serpente de Areia foi envenenada no último episódio.

O que pode preocupar os fãs é que a próxima da lista, com mais chances de morrer, é nada menos que Daenerys Targaryen (Emilia Clarke). O algoritmo prevê que ela tem 91% de chances de morrer nesta temporada. Por outro lado, sua grande rival, Cersei (Lena Headey), teria tudo para sobreviver ao confronto, com 35% de chances, o mesmo que Samwell Tarly (John Bradley), que está bem longe dos campos de batalha, na biblioteca da Cidadela.

O levantamento aponta que também são fortes os indícios de morte de Verme Cinzento (Jacob Anderson) e do sumido Robin Arryn (o brasileiro Lino Facioli), que não é visto desde o começo da temporada passada. Ambos tem 90% de chances de sair de cena em breve. Outra que corre grande risco é Arya Stark (Maisie Williams), com 84%.

Por outro lado, as situações de Theon Greyjoy (Alfie Allen) e Jorah Mormont (Iain Glen) são as mais tranquilas de todos, com apenas 5% de chances de eliminação.

Jasonov explica que “os resultados e a matemática que usei são completamente independentes de qualquer tipo de interferência externa, como teorias. Eles são puramente resultados dos métodos obtidos dos dados”.

Claro que os produtores-roteiristas David Benioff e D.B. Weiss não usam nenhum método científico para contar as histórias. Portanto, o imponderável sempre irá superar qualquer cálculo com a pretensão de adivinhar rumos de sua criação artística.

Veja abaixo a lista dos personagens de “Game of Thrones” com mais chances de morrer na 7ª e atual temporada da série.

Tyene (95%)
Daenerys Targaryen (91%)
Verme Cinzento e Robin Arryn (90%)
Arya Stark (84%)
Sandor Clegane (83%)
Brienne (81%)
Jaime Lannister (67%)
Bran Stark (64%)
Sansa (59%)
Tyrion Lannister (52%)
Jon Snow (45%)
Cersei Lannister e Sam Tarly (35%)