Academia Brasileira de Cinema vai definir candidato nacional ao Oscar 2018

O Ministério da Cultura (MinC) anunciou que a definição do candidato brasileiro a uma vaga no Oscar 2018, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, não será mais realizada pela Secretaria do Audiovisual […]

O Ministério da Cultura (MinC) anunciou que a definição do candidato brasileiro a uma vaga no Oscar 2018, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, não será mais realizada pela Secretaria do Audiovisual (SAv). O novo ministro Sérgio Sá Leitão passou a responsabilidade para a Academia Brasileira de Cinema (ABC), entidade não governamental, que engloba cerca de 200 profissionais do setor.

A ABC já fazia parte da comissão do Oscar, por meio da indicação de dois de seus sete integrantes. A partir de agora, será responsável por todo o processo, que será apenas supervisionado pela SAv. Ela também é responsável pela cerimônia anual de premiação dos melhores do cinema nacional, conhecida como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

As inscrições para filmes que desejam disputar indicação à vaga no prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos foram abertas na quinta (10/8) e seguem até o dia 31 de agosto, no site do MinC.

Podem ser inscritos filmes que tenham sido lançados e exibidos no Brasil entre 1º de outubro de 2016 e 30 de setembro de 2017, em circuito comercial.

O anúncio do longa-metragem escolhido pela comissão será feito no dia 15 de setembro.

Outra novidade anunciada por Sá Leitão é que, pela primeira vez, o processo de inscrição e de análise dos filmes serão feitos pela internet, em um servidor mantido pelo MinC.

No ano passado, a escolha de “Pequeno Segredo”, de David Schurmann, pela comissão da SAv foi acompanhada por grande polêmica, uma vez que “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, teve maior alcance internacional, mas seu diretor fez manifestações contra o governo. “Pequeno Segredo” acabou não sendo indicado ao Oscar. Por outro lado, a distribuidora americana de “Aquarius” tampouco inscreveu o filme de Mendonça filho em outras categorias da Academia, como Melhor Atriz para Sonia Braga.