Dublador de Kermit, o sapo dos Muppets, é demitido pela Disney

Após 27 anos dando voz e personalidade para Kermit, o sapo dos Muppets, o manipulador de fantoches Steve Whitmire foi demitido pela Disney. Whitmire integrava o elenco de “Os Muppets” desde 1978, […]

Após 27 anos dando voz e personalidade para Kermit, o sapo dos Muppets, o manipulador de fantoches Steve Whitmire foi demitido pela Disney. Whitmire integrava o elenco de “Os Muppets” desde 1978, mas no começo do programa quem manipulava o sapo era o seu criador Jim Henson.

Originalmente, Whitmore fazia a voz do rato Rizzo e outros Muppets de menor expressão, mas, após dublar a versão bebê de Kermit no filme “Os Muppets Conquistam Nova York” (1984), o próprio Henson se convenceu que ele era perfeito para assumir o papel, o que acabou acontecendo em 1990.

“Para mim, ‘Os Muppets’ não era apenas um trabalho de uma carreira, nem mesmo uma paixão”, ele desabafou numa publicação em seu blog pessoal. “Eu nunca consideraria abandonar o Caco, porque isso seria abandonar a tarefa confiada a mim por Jim Henson, meu amigo, mentor e também meu herói.”

Dizendo-se arrasado, ele contou como soube que seria demitido. “Em outubro de 2016 recebi uma ligação dos executivos dizendo que estavam reformulando o personagem”, escreveu. “Ofereci várias soluções. Queria olhar nos olhos e discutir antes que a decisão fosse tomada.”

Whitmire ainda tinha esperanças de voltar ao papel. “Fiquei em silêncio nos últimos nove meses, na esperança de que a empresa Disney pudesse reverter sua decisão”, disse.

Mas isso não vai acontecer.

Um porta-voz da Disney disse em comunicado que “agradece a Steve por suas grandes contribuições como Caco e também para os Muppets”. Matt Vogel assumirá o comando e a voz do personagem. Sua primeira participação será no vídeo “Muppets Thought of the Week”, que será lançado já na próxima semana.