Ben Affleck nega que vai abandonar o papel de Batman

Ben Affleck resolveu desmentir, durante sua participação no painel da “Liga da Justiça” na Comic-Con, os rumores de que estaria planejando desistir de ser Batman. “Deixe-me ser muito claro: eu sou o […]

Divulgação/Warner

Ben Affleck resolveu desmentir, durante sua participação no painel da “Liga da Justiça” na Comic-Con, os rumores de que estaria planejando desistir de ser Batman.

“Deixe-me ser muito claro: eu sou o cara mais sortudo do mundo”, disse Affleck a uma multidão de 6 mil fãs no evento de San Diego. “Batman é o papel mais f*da em qualquer universo, DC, Marvel, é incrível. Estou emocionado de interpretá-lo”, acrescentou.

As especulações surgiram após o site The Hollywood Reporter publicar uma reportagem, respaldada por fontes anônimas, que apontavam um plano da Warner para substituir o ator.

Mas Affleck revelou que, depois de duas aparições como Batman, em “Batman vs Superman” e “Esquadrão Suicida”, os chefes do estúdio Kevin Tsujihara, Sue Kroll e Toby Emmerich deixaram claro que o papel continuaria sendo dele. “Eu acredito neles”, disse Affleck, acrescentando que ele seria “um macaco” para Matt Reeves, que deverá dirigir “The Batman” depois de se consagrar com “Planeta dos Macacos: A Guerra”.

Ben Affleck deveria escrever, dirigir e estrelar o longa, intitulado em inglês “The Batman”. Mas após o fracasso de seu mais recente filme como diretor, “A Lei da Noite”,desistiu de dirigir, abrindo caminho para a contratação de Matt Reeves, que, logo que assumiu, defenestrou o roteiro que o ator escreveu com Geoff Johns (cocriador da série “The Flash”) – e que traria Joe Manganiello como o vilão Exterminador.

Reeves afirmou que vislumbra uma trilogia de Batman, o que faz com que Ben Affleck, que fará 45 anos em agosto, torne-se cinquentão em meio ao projeto. Tom Cruise conseguiria. Mas Affleck não é reconhecido por tratar o corpo como um templo.

Em vez disso, o ator tornou pública sua luta contra o alcoolismo em março.

O site de celebridades TMZ apurou que Affleck deu entrada em uma clínica de reabilitação logo após a cerimônia do Oscar deste ano. Mas não foi a primeira vez que tentou esse tipo de tratamento. O ator também se internou em uma clínica de reabilitação em 2001.

A revelação pode estar por trás do cancelamento de seus próximos trabalhos, que tem acontecido sem maiores explicações. Recentemente, ele saiu de “Triple Frontier”, que será filmado na fronteira tríplice de Brasil, Argentina e Paraguai por J.C. Chandor (“O Ano Mais Violento”).

Durante a Comic-Con, a Warner anunciou outro filme que prevê um ator diferente no papel de Batman: o longa individual do herói Flash, intitulado em inglês “The Flash: Flashpoint”. Isto porque a história se passa num universo paralelo, em que Bruce Wayne morreu e seu pai virou o Batman. Jeffrey Dean Morgan, que viveu Thomas Wayne em “Batman vs Superman”, já se candidatou ao papel.

O detalhe é que, nos quadrinhos, a história de “Flashpoint” (publicada no Brasil como “Ponto de Ignição”) foi responsável pelo reboot completo das publicações da DC Comics, iniciando “Os Novos 52”. Um filme com esse tema poderia facilmente precipitar uma mudança no elenco de intérpretes dos super-heróis da Warner.