Annette Bening vai presidir o Festival de Veneza 2017

A atriz Annette Bening presidirá o júri da 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza. Indicada quatro vezes ao Oscar – por “Minhas Mães e Meu Pai” (2010), “Adorável Júlia” […]

A atriz Annette Bening presidirá o júri da 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza. Indicada quatro vezes ao Oscar – por “Minhas Mães e Meu Pai” (2010), “Adorável Júlia” (2004), “Beleza Americana” (1999) e “Os Imorais” (1990) – , ela será a primeira mulher a ocupar a função em mais de uma década.

Segundo o diretor do evento, Alberto Barbera, já tinha passado da hora de interromper a sequência de 11 anos com apenas homens à frente do júri do festival. “Convidamos essa mulher brilhante, talentosa e inspiradora para presidir o júri”, disse ele, em comunicado. “Estou muito feliz que ela tenha aceitado estar conosco.”

A última mulher a presidir o júri responsável pela premiação do Leão de Ouro foi Catherine Deneuve em 2006. Antes dela, apenas a atriz chinesa Gong Li e a diretora Jane Campion ocuparam a posição – em 2002 e 1997, respectivamente.

Annette afirmou estar honrada com o convite. “Estou animada para ver os filmes e trabalhar ao lado dos outros jurados”, comemorou, no comunicado oficial do festival.

O Festival Internacional de Cinema de Veneza acontecerá este ano entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro.