Terry Gilliam finalmente termina seu Dom Quixote, após quase 20 anos de tentativas

Terry Gilliam finalmente derrotou os moinhos de vento. Após quase duas décadas de trabalho, várias tentativas frustradas, falsos começos, interrupções e inúmeros atores diferentes, o diretor terminou as filmagens de “The Man […]

Terry Gilliam finalmente derrotou os moinhos de vento. Após quase duas décadas de trabalho, várias tentativas frustradas, falsos começos, interrupções e inúmeros atores diferentes, o diretor terminou as filmagens de “The Man Who Killed Don Quixote”.

“Desculpe pelo longo silêncio. Eu estive ocupado empacotando o caminhão e agora estou indo para casa”, escreveu o cineasta em seu Facebook. “Depois de 17 anos, concluímos as filmagens de ‘The Man Who Killed Don Quixote’. Muchas gracias a todos da equipe e aos que acreditaram. Quixote vive!”

Inspirado no clássico de Miguel de Cervantes, o filme gira em torno de um cansado diretor de comerciais que viaja para a Espanha para uma gravação, mas acaba embarcando numa jornada bizarra de volta no tempo, onde encontra Dom Quixote, que imediatamente o confunde com Sancho Pança e o arrasta para uma série de aventuras catastróficas.

Tirar do papel esse roteiro, escrito pelo próprio Gilliam em parceria com Tony Grisoni (“Minha Nova Vida”), provou-se uma verdadeira aventura quixotesca.

O diretor começou a pré-produção em 1998 e a filmagem em 2000, com Johnny Depp (“Piratas do Caribe”) no papel principal, e foram tantos problemas, incluindo inundações, interferências das forças armadas espanholas e uma hérnia sofrida pelo astro, que a produção precisou ser interrompida e o filme abandonado. Todas as dificuldades enfrentadas pelo projeto foram registradas num documentário premiado, “Lost in La Mancha” (2002).

Uma década depois, em 2010, Gilliam voltou a ficar perto de realizar seu projeto, chegando a filmar Ewan McGregor (“O Escritor Fantasma”) como o diretor e Robert Duvall (“O Juiz”) no papel de Dom Quixote, mas as filmagens foram novamente interrompidas, desta vez por problemas financeiros.

Em 2015, ele chegou a anunciar uma nova tentativa, agora estrelada por Jack O’Connell (“Invencível”) e John Hurt (“O Espião que Sabia Demais”), que acabou morrendo em janeiro deste ano.

Assim, quem acabou filmando os papéis principais foram Adam Driver (“Star Wars: O Despertar da Força”) e Jonathan Pryce (série “Game of Thrones”). O elenco final também inclui Olga Kurylenko (“Oblivion”), Stellan Skarsgård (“Ninfomaníaca”), Óscar Jaenada (“Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas”), Jordi Mollà (“Riddick”), Sergi López (“Faces de uma Mulher”), Jason Watkins (série “Taboo”) e Rossy de Palma (“Kika”).

É importante apontar que a filmagem só foi concluída devido a uma plataforma de streaming: a Amazon. Enquanto estúdios de cinema deixaram Gilliam com a câmera na mão e a cara no chão, a Amazon foi quem entrou com o financiamento para o cineasta concretizar seu sonho, tomando a frente do projeto nos Estados Unidos, em associação com pequenas companhias europeias.

Mas a jornada ainda não terminou. Após as filmagens, “The Man Who Killed Don Quixote” entra em fase de pós-produção e ainda não tem previsão de estreia.