Sobreviventes do Lynyrd Skynyrd querem proibir filme sobre a banda

Os herdeiros e os sobreviventes do Lynyrd Skynyrd vão tentar impedir a produção da cinebiografia da banda de rock. Segundo o site The Hollywood Reporter, eles entraram com um processo na Justiça […]

Os herdeiros e os sobreviventes do Lynyrd Skynyrd vão tentar impedir a produção da cinebiografia da banda de rock. Segundo o site The Hollywood Reporter, eles entraram com um processo na Justiça para barrar as filmagens de “Street Survivors: The True Story of the Lynyrd Skynyrd Plane Crash”, que pretende se centrar no acidente de avião que devastou a banda em 1977.

O problema é que os sobreviventes fizeram um “juramento de sangue” de nunca mais usar o nome Lynyrd Skynyrd para evitar evocar a tragédia, e esse juramento já foi considerado um contrato verbal por um tribunal, que impediu o lançamento de um álbum ao vivo dos membros remanescentes com o nome de Lynyrd Skynyrd em 1987.

Agora, os demais se juntaram contra o baterista Artimus Pyle, que teria escrito o primeiro esboço do roteiro, porque ele estaria indo contra o juramento. A produtora do filme, Cleopatra Pictures, alega que, assim que soube do pacto, afastou Pyle da produção e o diretor reescreveu o roteiro. A empresa também afirma que a história da banda é conhecida e já rendeu livros e especiais televisivos, portanto não deveria haver impedimentos para um filme.

“Street Survivors” é, claro, o nome do álbum que a banda tinha lançado três dias antes da tragédia, que trazia os músicos em meio à chamas (imagem acima). Anteriormente, o filme estava sendo divulgado como “Free Bird”, título de um de seus sucessos mais conhecidos.

Lynyrd Skynyrd surgiu em 1973 e emplacou diversos clássicos do rock. Em outubro de 1977, no auge da carreira, a banda embarcou num pequeno avião modelo Convair 240, fabricado em 1947, que acabou caindo. O acidente matou o cantor Ronnie Van Zant e o guitarrista Steve Gaines, além da backing vocal Cassie Gaines (irmã de Steve), o road manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary e o co-piloto William Gray. 20 pessoas sobreviveram ao acidente, incluindo Pyle.

O filme será uma produção independente, dirigido por Jared Cohn (“A Vizinhança Assombrada”), especialista em filmes de terror de baixíssimo orçamento para o mercado de DVDs, que também assina o roteiro.