Zack Snyder abandona filme da Liga da Justiça após tragédia pessoal

O diretor Zack Snyder (“Batman vs. Superman”) não está mais trabalhando no filme “Liga da Justiça”, que estreia em novembro no Brasil. O cineasta abandonou a produção em março, mas só agora […]

O diretor Zack Snyder (“Batman vs. Superman”) não está mais trabalhando no filme “Liga da Justiça”, que estreia em novembro no Brasil. O cineasta abandonou a produção em março, mas só agora sua substituição foi divulgada.

Snyder pediu para se afastar da produção após o suicídio de sua filha, Autumn, que se matou em março, aos 20 anos de idade.

“Eu decidi me afastar do filme para ficar com minha família, estar com meus filhos, que realmente precisam de mim”, disse o diretor à revista The Hollywood Reporter.

A morte de Autumn foi mantida em sigilo e o diretor e sua esposa chegaram a suspender a produção no filme por duas semanas, para lidar com a tragédia. A mulher do cineasta, Deborah Snyder, é produtora do longa-metragem. O casal tem ainda sete filhos, alguns dos quais foram adotados.

Após um período inicial de luto, Snyder ainda previa retomar a produção, mas não conseguiu. “Em minha mente, eu pensei que seria uma coisa catártica voltar ao trabalho”, ele disse, na entrevista feita nos escritórios da Warner Bros. “Mas as exigências deste trabalho são bastante intensas. Estavam me consumindo. E eu cheguei à conclusão… Eu decidi dar um passo para trás e me afastar do filme para ficar com minha família, estar com meus filhos, que realmente precisam de mim”.

A decisão teve total apoio da Warner. “O que eles estão passando é inimaginável, e meu coração – nossos corações – estão com eles”, disse o presidente da Warner Bros. Pictures, Toby Emmerich.

Para o lugar de Snyder, o estúdio chamou às pressas Joss Whedon, que irá filmar cenas adicionais e acompanhar o trabalho de pós-produção – como os efeitos visuais e a edição final. Com experiência em filmes que juntam diversos super-heróis, o diretor de “Os Vingadores” (2012) e “Vingadores: Era de Ultron” (2015) tinha recentemente trocado a Marvel pelo universo cinematográfico da DC Comics, contratado em março para filmar o longa-metragem da Batgirl.

As cenas adicionais serão filmadas na Inglaterra e, segundo Emmerich, não incluirão novos personagem.

“Não estamos introduzindo novos personagens. São os mesmos personagens em algumas cenas novas. Ele (Snyder) está entregando o bastão para Joss, mas o curso foi realmente definido por Zack. Eu ainda acredito que, apesar desta tragédia, nós vamos lançar um grande filme”, disse o presidente do estúdio.

“Eu sei que os fãs vão ficar preocupados com o filme, mas existem outras sete crianças que precisam de mim”, completou Snyder. “No final, é apenas um filme. É um grande filme, mas é apenas um filme”.