Willem Dafoe vai estrelar nova cinebiografia de Van Gogh

O ator americano Willem Dafoe (“Meu Amigo Hindu”) vai interpretar o pintor Vincent Van Gogh (1853-1890) em uma nova cinebiografia, com direção de Julian Schnabel (“O Escafandro e a Borboleta “). A […]

O ator americano Willem Dafoe (“Meu Amigo Hindu”) vai interpretar o pintor Vincent Van Gogh (1853-1890) em uma nova cinebiografia, com direção de Julian Schnabel (“O Escafandro e a Borboleta “).

A produção recebeu o título de “At Eternity’s Gate”, em referência a um dos últimos quadros do gênio holandês, conhecido no Brasil como “No Portão da Eternidade”, que retrata um velho paciente depressivo num hospício.

“É um filme sobre a pintura, um pintor e sua relação até o infinito”, disse Schnabel em comunicado. “É narrado por um pintor. Contém o que me pareceram momentos essenciais de sua vida. Não é a história oficial, é a minha versão”, completou.

O filme se concentra na fase febril da vida de Van Gogh (1853-1890), em que ele viveu em Arles, no sul da França, onde produziu mais de 200 pinturas e também mutilou-se, arrancando o próprio ouvido, e em Auvers-sur-Oise, perto de Paris, onde se matou, após passar uma temporada num hospício.

Van Gogh não teve seu talento reconhecido em vida, mas, após sua morte, foi considerado um dos maiores gênios das artes plásticas. Sua história já foi levada às telas anteriormente por outros cineastas americanos consagrados, como Vincente Minnelli, em “Sede de Viver” (1956), e Robert Altman, em “Van Gogh – Vida e Obra de um Gênio” (1990).