Trailer da série Wisdom of the Crowd revela aplicativo que soluciona crimes

A rede CBS divulgou as fotos e o primeiro trailer da série “Wisdom of the Crowd”, que busca renovar a fórmula dos dramas procedurais da emissora. A trama policial tem como diferencial […]

A rede CBS divulgou as fotos e o primeiro trailer da série “Wisdom of the Crowd”, que busca renovar a fórmula dos dramas procedurais da emissora. A trama policial tem como diferencial o uso da informática para solucionar crimes.

Outras séries já trilharam esse caminho e, inclusive, ecoam na premissa, como a recente – e já cancelada – “APB”, em que um milionário high tech decide combater o crime após uma morte traumática. Do mesmo modo, a vigilância e o acesso irrestrito à informação pode ser traçado a “Pessoa de Interesse” (Person of Interest).

Mas o perfil empreendedor de “Wisdom of the Crowd” chama atenção por evitar teorias de conspiração e tecnologia complexa, acomodando-se no cotidiano conectado pelas redes sociais e aplicativos de celulares, que registram e compartilham cada detalhe. Apesar de plausível, esta concepção é claramente influenciada pelo futurismo distópico da série “Black Mirror”, que o uso ostensivo de smartphones no trailer evoca de forma inexorável. Será curioso ver como o aspecto mais instigante da produção conviverá com seu registro convencional de caso da semana.

Criada por Ted Humphrey (roteirista de “The Good Wife”), a série gira em torno de um empresário de tecnologia brilhante, que renuncia ao comando de sua empresa bilionária para se dedicar em tempo integral ao desenvolvimento de um aplicativo de resolução de crimes, na esperança de solucionar o assassinato de sua própria filha.

Jeremy Piven (série “Entourage”) vive o protagonista, Natalia Tena (a Osha de “Game of Thrones”, irreconhecível) é sua principal assistente no projeto e Richard T. Jones (série “Santa Clarita Diet”) interpreta o detetive policial encarregado de checar as informações recebidas. O elenco ainda inclui Blake Lee (série “Mixology”), Jake Matthews (série “Bosch”) e Monica Potter (série “Parenthood”).

O piloto foi dirigido por Adam Davidson (que também assinou o piloto de “Fear the Walking Dead”) e a exibição vai acontecer aos domingos, a partir de novembro nos Estados Unidos.