Presidente do México responde apelo de Leonardo DiCaprio para salvar animal ameaçado de extinção

Uma campanha de Leonardo DiCaprio para salvar um animal marinho da extinção rendeu engajamento do presidente do México, Enrique Peña Nieto. O político escreveu a DiCaprio pelo Twitter para assegurar ao ator […]

Uma campanha de Leonardo DiCaprio para salvar um animal marinho da extinção rendeu engajamento do presidente do México, Enrique Peña Nieto. O político escreveu a DiCaprio pelo Twitter para assegurar ao ator que seu governo está adotando medidas para proteger a vaquita, uma espécie rara de toninha que está à beira da extinção nas águas mexicanas do Golfo da Califórnia.

Na quarta-feira (10/5), DiCaprio pedira a seus 17,5 milhões de seguidores no Twitter que apoiassem uma campanha online da entidade World Wildlife Fund para exortar o presidente mexicano a “adotar uma ação firme agora” para salvar a vaquita.

As populações de vaquita diminuíram consideravelmente nos últimos anos devido à pesca de camarão e totoaba, uma iguaria popular na Ásia. O animal tem sido vítima de redes de arrasto, que não distinguem o que pescam, o que tem provocado uma preocupação crescente em todo o mundo.

Na noite de quinta-feira, Peña Nieto tuitou em inglês defendendo o empenho de seu governo pela vaquita, dirigindo-se diretamente ao ator com sua primeira postagem.

“Saúdo a preocupação de @LeoDiCaprio e da @World_Wildlife em relação à Vaquita Marina”, escreveu. “O @México está concentrando todos seus esforços para evitar a extinção desta espécie”, disse, antes de postar mais cinco tuítes, todos em inglês, para chamar atenção para o que seu país vem fazendo.

O México impôs uma proibição de pesca com rede de arrasto de dois anos no habitat da vaquita em 2015, prorrogando a medida no início deste ano. Críticos se queixam de que a proibição precisa ser mais bem aplicada.

O Viva Vaquita, um grupo dedicado a salvar a toninha, diz em seu site que a população de vaquita foi estimada em menos de 50 animais vivos em janeiro de 2017.