Premiação de cinema e séries da MTV destaca A Bela e a Fera e Stranger Things

O primeiro MTV Movie e TV Awards 2017, nova versão da premiação que até o ano passado contemplava apenas as produções cinematográficas, consagrou “A Bela e a Fera” e “Strangers Things” como […]

O primeiro MTV Movie e TV Awards 2017, nova versão da premiação que até o ano passado contemplava apenas as produções cinematográficas, consagrou “A Bela e a Fera” e “Strangers Things” como seus principais vencedores. Além de Melhor Filme e Melhor Série, as produções ainda destacaram suas protagonistas, Emma Watson e Millie Bobby Brown, como Melhores Atrizes.

Uma vitória de targeting, acima de tudo.

Mas o que chamou atenção foi o voto anti-racista que dominou as demais categorias, com a eleição da série “black-ish’ como Melhor História Americana e da personagem de Taraji P. Henson em “Estrelas Além do Tempo” como Melhor Heroína do Ano. Figura da vida real, a matemática Katherine Johnson venceu simplesmente os super-heróis Flash, Luke Cage, Arqueiro Verde, a superpoderosa Eleven de “Stranger Things” e a mártir espacial Jyn Erso de “Rogue One”.

“Estrelas Além do Tempo” também venceu o novo prêmio Melhor Luta Contra o Sistema, inventado neste ano. Detalhe: entre os indicados, apenas a série “Mr. Robot” não tinha conteúdo anti-racista.

Apenas uma produção de super-herói acabou premiada: “Logan”, que rendeu o troféu de Melhor Dupla para Hugh Jackman e Dafne Keen. Curiosamente, o filme foi proibido para menores nos EUA e visto por um público, digamos, diferente dos eleitores de “A Bela e a Fera” e “Strangers Things”.

Houve ainda outro contraste curioso na categoria de interpretação cômica, que premiou o ator Lil Rel Howery por um filme de terror, “Corra!”.

Para completar, a Pipoca de Melhor Beijo ficou para os jovens de “Moonlight”, filme vencedor do Oscar 2017, que era o único beijo entre atores negros e principalmente o único carinho homossexual entre os indicados.

Pra dar um ar engraçadinho ao evento, a apresentação coube ao ator Adam Devine, que já entrou em cena disfarçado de Fera, contracenando com a Bela Hailee Steinfield – praticamente um ensaio para “A Escolha Perfeita 3”, que volta a reunir a dupla. Emma Watson, que estava na plateia parece ter aprovado.

Emma aprovou ainda mais a decisão da MTV de juntar atores e atrizes num único troféu, derrubando a barreira de gêneros – ainda que isso represente menos gente premiada. Em seu discurso de agradecimento como vencedora do troféu unissex de Melhor Intérprete, ela destacou: “O movimento da MTV de criar um prêmio sem distinção de gênero significará algo diferente para todos. Mas, para mim, isso indica que atuar diz respeito à capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e isso não precisa ser separado em duas categorias diferentes”.

Taraji P. Henson pegou a deixa e emendou, em sua vez de agradecer: “Eu odeio o separatismo. Odeio que seja homem contra mulher, brancos contra negros, gays contra héteros, seja o que for. Nós somos todos humanos, certo? Deus é muito sábio. Ele nos fez diferentes por uma razão, então a gente tem que entender isso”.

Além dos discursos e troféus pipoqueiros, o evento saiu da pauta para empurrar uma apresentação de Noah Cyrus, a irmã de Miley, que está lançando a carreira musical. Mas voltou na apresentação de Camila Cabello, Pitbull e J Balvin, que cantaram “Hey Ma”, da trilha do oitavo longa da franquia “Velozes e Furiosos”, homenageada na cerimônia com o troféu Geração.

Confira, sob as fotos dos destaques da premiação, a lista completa dos vencedores. E clique nas imagens abaixo para ampliá-las em tela inteira.

Vencedores do MTV Movie e TV Awards 2017

Melhor Filme do Ano
“A Bela e a Fera”

Melhor Ator ou Atriz em Série
Emma Watson, “A Bela e a Fera”

Melhor Série do Ano
“Stranger Things”

Melhor Ator ou Atriz em Série
Millie Bobby Brown, “Stranger Things”

Melhor Beijo
Ashton Sanders e Jharrel Jerome, “Moonlight”

Melhor Vilão ou Vilã
Jeffrey Dean Morgan, “The Walking Dead”

Melhor Heroi ou Heroína
Taraji P. Henson, “Estrelas Além do Tempo”

Melhor Dupla
Hugh Jackman e Dafne Keen, “Logan”

Melhor Atuação Cômica
Lil Rel Howery, “Corra!”

Melhor Cena pra Chorar
“This Is Us” – Jack e Randall no caratê

Melhor História Americano
“black-ish”

Melhor Representação de Luta contra o Sistema
“Estrelas Além do Tempo”

Melhor Documentário
“A 13ª Emenda”

Melhor Reality Show de Competição
“RuPaul’s Drag Race”

Melhor Apresentador de TV
Trevor Noah, “The Daily Show With Trevor Noah”

Troféu Próxima Geração
Daniel Kaluuya

Troféu Geração
Velozes e Furiosos