Premiação da TV britânica repete tradição de consagrar produções da BBC

A Academia Britânica de Cinema e TV (BAFTA, na sigla em inglês) premiou os melhores programas e talentos de 2016 na televisão do Reino Unido, em cerimônia realizada em Londres na noite […]

A Academia Britânica de Cinema e TV (BAFTA, na sigla em inglês) premiou os melhores programas e talentos de 2016 na televisão do Reino Unido, em cerimônia realizada em Londres na noite de domingo (14/5). E embora muitos esperassem uma vitória triunfal de “The Crown”, líder em indicações, a Netflix foi barrada da festa pela tradição de premiar atrações da BBC.

O grande vencedor do BAFTA TV Awards foi o drama criminal “Happy Valley”, da BBC, que conquistou duas categorias importantes, com os troféus de Melhor Série de Drama e Melhor Atriz (Sarah Lancashire), numa disputa direta com “The Crown”.

Apenas outra produção recebeu dois prêmios: “Damilola, Our Loved Boy”, que venceu como Melhor Telefilme e Melhor Atriz Coadjuvante (Wunmi Mosaku). Detalhe: também é uma produção da BBC. Assim como a Melhor Comédia, “People Just Do Nothing”.

De fato, a BBC só não levou o troféu de Melhor Minissérie, conquistado por “National Treasure”, do Channel 4. Todas as demais atrações, inclusive a comédia “Fleabag”, exibida pela Amazon no resto do mundo, e a minissérie “Night Manager”, veiculada pelo canal pago AMC nos EUA, são produções ou coproduções da BBC.

E adivinhem quem distribuiu na TV britânica o sucesso americano “American Crime Story: The People vs O.J. Simpson”, vencedor do BAFTA TV de Melhor Série Internacional? Sim, a BBC.

No modelo de negócios do Reino Unido, o estado não controla apenas a concessão, mas a própria programação da televisão, exercendo um monopólio com três canais diferentes para competir consigo mesmo. Não é à toa que suas produções vençam prêmios de seu próprio mercado. Especialmente quando quem vota são representantes deste mercado – atores, produtores e técnicos que trabalham, em sua esmagadora maioria, na BBC.

Eis o “segredo” do sucesso da BBC no BAFTA TV.

Confira abaixo a lista dos principais premiados.

Vencedores do BAFTA TV Awards 2017

MELHOR SÉRIE – DRAMA
“Happy Valley”

MELHOR SÉRIE – COMÉDIA
“People Just Do Nothing”

MELHOR MINISSÉRIE
“National Treasure”

MELHOR TELEFILME
“Damilola, Our Loved Boy”

MELHOR ATRIZ – DRAMA
Sarah Lancashire (“Happy Valley”)

MELHOR ATOR – DRAMA
Adeel Akhtar (“Murdered by My Father”)

MELHOR ATRIZ – COMÉDIA
Phoebe Waller-Bridge (“Fleabag”)

MELHOR ATOR – COMÉDIA
Steve Coogan (“Alan Partridge’s Scissored Isle”)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Wunmi Mosaku (“Damilola, Our Loved Boy”)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Tom Hollander (“The Night Manager”)

MELHOR SÉRIE INTERNACIONAL
“American Crime Story: The People vs O.J. Simpson”

MELHOR NOVELA
“Emmerdale”

MELHOR PROGRAMA DE COMÉDIA OU VARIEDADES
“Charlie Brooker’s 2016 Wipe”