Asghar Farhadi recebe seu segundo Oscar… no Festival de Cannes

O cineasta iraniano Asghar Farhadi recebeu um Oscar no Festival de Cannes de 2017. Não se trata de uma confusão de prêmios, mas uma reparação. Proibido de entrar nos Estados Unidos devido […]

O cineasta iraniano Asghar Farhadi recebeu um Oscar no Festival de Cannes de 2017. Não se trata de uma confusão de prêmios, mas uma reparação. Proibido de entrar nos Estados Unidos devido a uma nova lei do governo Trump, que vetou viagens de iranianos, o diretor não pôde participar da cerimônia de premiação da Academia no começo do ano.

Mesmo barrado, ele acabou vencendo o Oscar 2017 de Melhor Filme Estrangeiro por “O Apartamento”. Na cerimônia, foi representado pela engenheira Anousheh Ansari, conhecida por ser a primeira mulher turista espacial, e Firouz Naderi, ex-diretor da Nasa, integrantes da comunidade iraniana dos Estados Unidos.

A estatueta, porém, ficou com a Academia, que aproveitou a participação de Farhadi e do produtor francês Alexandre Mallet-Guy no Festival de Cannes 2017 para enviar um representante para entregar o prêmio em mãos. Assim que receberam o troféu da atriz Meredith Shea, Farhadi e o produtor postaram uma foto com o Oscar nas redes sociais (a imagem acima).

Este foi o segundo Oscar vencido por Farhadi, que já havia conquistado a categoria de Melhor Filme Estrangeiro com “A Separação” em 2012.

Ele está no Festival de Cannes para lançar o projeto de seu novo filme, ainda sem título, que será estrelado pelo argentino Ricardo Darin (“Truman”) e o casal espanhol Javier Bardem (“Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar”) e Penélope Cruz (“Zoolander 2”). Saiba mais aqui.