13 Reasons Why está oficialmente renovada para a 2ª temporada

É oficial: a Netflix renovou “13 Reasons Why” para sua 2ª temporada. A produção voltará para seu segundo ano em 2018, com mais 13 episódios. O roteirista Brian Yorkey permanece como showrunner […]

Divulgação/Netflix

É oficial: a Netflix renovou “13 Reasons Why” para sua 2ª temporada.

A produção voltará para seu segundo ano em 2018, com mais 13 episódios. O roteirista Brian Yorkey permanece como showrunner da atração, que agora, segundo a descrição da Netflix, mostrará “as consequências da morte de Hannah Baker e o início das complicadas jornadas em direção à cura e recuperação”.

Embora toda a história do livro “Os Treze Porquês”, de Jay Asher, que inspirou a série, tenha sido contada na 1ª temporada, tudo indicava que a Netflix daria sinal verde para continuar a trama. O próprio escritor encorajou a iniciativa ao dizer que gostaria de ver uma 2ª temporada.

“Eu gostaria de ver mais esses personagens”, disse o autor em entrevista para a revista Entertainment Weekly. “Estou tão curioso quanto vocês. O que acontece com Clay (Dylan Minnette)? Como as pessoas vão reagir ao que Alex (Miles Heizer) fez? O que vai acontecer com Mr. Porter (Derek Luke)? Eu mesmo cheguei a pensar numa sequência do livro, mas decidi não escrever. Por outro lado, não acabaram as histórias dos personagens que ficaram para trás. Cada ação tem consequências que ninguém pode prever. Você percebe isso no que Hannah fez, mas também da forma que trataram Tyler (Devin Druid). Então, o caminho está aberto”, concluiu.

Uma das teorias da internet é que o personagem Tyler, que aparece reunindo um arsenal no fim da 1ª temporada, retornaria para matar a todos como um atirador na escola. Afinal, esse também é um grande problema nos EUA e, assim como o personagem, a maioria dos atiradores que causam tragédias sofreram bullying, um dos temas levantado na série.

Há poucos dias, o site The Hollywood Reporter apurou que roteiristas já trabalhavam nas histórias da continuação. E o produtor Brian Yorkey revelou que até Hannah Baker deveria voltar numa então apenas teorética 2ª temporada da série. “A história da Hannah ainda não acabou. Ela é uma parte integral do próximo capítulo da história, seja qual for”, ele disse.

Produzida também pela cantora Selena Gomez (“Spring Breakers”) e o cineasta Tom McCarthy (“Spotlight – Segredos Revelados”), “13 Reasons Why” é considerada um novo hit da Netflix. Embora o serviço de streaming não divulgue dados de audiência, a série se tornou a mais comentada do início de 2017, graças ao tema controverso e a encenação gráfica do suicídio de Hannah. Sua popularidade acabou dividindo opiniões, alguns a acusando de influência negativa para a juventude, outros louvando a forma como tornou relevante a discussão sobre o suicídio e o bullying adolescente, trazendo informação para um público desinformado.

No Brasil, o CVV (Centro de Valorização da Vida) revelou que a exibição da série fez dobrarem as ligações e emails de jovens, buscando orientação e ajuda.