Série infantil Sésamo inova ao incluir sua primeira personagem autista

A série clássica infantil “Sésamo” vai ganhar um novo fantoche, que chama atenção por ser a primeira personagem da atração com autismo. De tão inovadora, a personagem ganhou um segmento especial no […]

A série clássica infantil “Sésamo” vai ganhar um novo fantoche, que chama atenção por ser a primeira personagem da atração com autismo. De tão inovadora, a personagem ganhou um segmento especial no programa jornalístico “60 Minutes” – o “Fantástico” original – , que contou a história de sua criação.

Julia fez sua primeira aparição em outubro de 2015 em uma publicação online de “Sésamo” sobre crianças autistas. Mas só agora aparecerá na TV. Sua estreia na série vai acontecer em abril, quando será apresentada ao Garibaldo, Elmo e outros amigos fantoches da turma. Por enquanto, ela só tem aparição prevista na versão original americana do programa, que é exibido com grandes adaptações no Brasil.

A personagem é motivo de orgulho para o marionetista que lhe dá vida. “Como pai de uma criança com autismo, eu desejei que ela tivesse surgido anos antes, quando minha criança tinha a idade do público de ‘Sésamo'”, disse Stacey Gordon ao “60 Minutos”.

Christine Ferraro, roteirista da série, acrescentou: “Foi complicado trazê-la, porque o autismo não é uma coisa só, é diferente para cada pessoa que tem autismo”.

Para desenvolver Julia, a equipe trabalhou em estreita colaboração com organizações de autismo, educadores e famílias para decidir a melhor maneira de retratar uma criança com autismo, incluindo como explicar o autismo em um nível pré-escolar.