Primeira adaptação live action dos quadrinhos de Spirou ganha trailer

O popular personagem dos quadrinhos belgas Spirou ganhou carne e osso, na sua primeira adaptação live action em quase 80 anos de publicação. Com o título original de “Le Petit Spirou”, a […]

O popular personagem dos quadrinhos belgas Spirou ganhou carne e osso, na sua primeira adaptação live action em quase 80 anos de publicação. Com o título original de “Le Petit Spirou”, a produção ganhou dois pôsteres e um trailer, que mostra o intrépido repórter ainda na infância, como um estudante do ensino básico, antes de conhecer seu amigo Fantásio, o esquilo Spip e o exótico Marsupilani, mas já envergando o uniforme de camareiro de hotel, seu primeiro emprego, que ganha uma nova explicação no trabalho da mãe do menino.

Como boa parte da prévia se passa num colégio, lembra mais outra adaptação de quadrinhos franceses, “O Pequeno Nicolau” (2009), do que “Sur la Piste du Marsupilami” (2012), o filme com atores do bichinho de estimação de Spirou – no qual, por sinal, o jovem não aparece.

Criado por Rob-Vel em 1938, o personagem teve uma longa e notável evolução nas mãos e outros artistas, como Jijé, que transformou suas aventuras com a inclusão do repórter Fantásio, e André Franquin, o criador do Marsupilani. Mas o filme se baseia num desenvolvimento mais recente. As histórias sobre a infância de Spirou surgiram em 1987, assinadas por Tomé e Janry, e deram uma conotação completamente diversa para o personagem. Sempre certinho nos quadrinhos clássicos, ele se revelou uma criança inquieta e provocadora, preocupada com os mistérios da vida, especialmente – e precocemente – a sexualidade humana.

Dirigido por Nicolas Bary (“A Cidade das Crianças”), o filme conta com o estreante Sacha Pinault no papel de Spirou, Pierre Richard (“E se Vivêssemos Todos Juntos?”) como o avô, Natacha Régnier (“O Filho de Joseph”) como a mãe e François Damiens (“Os Cowboys”) como o professor de educação física.

“Le Petit Spirou” chega aos cinemas franceses em 27 de setembro e ainda não tem previsão de estreia no Brasil. Mas os fãs da versão mais conhecida do personagem não terão que esperar muito pelo lançamento de sua adaptação cinematográfica. “Les Aventures de Spirou et Fantasio”, com Thomas Solivérès (“Respire”) no papel do jovem repórter, é esperado na França em 29 de junho de 2018.