Sindicato dos Diretores de Fotografia premia cinegrafista australiano de Lion

Sindicato dos Diretores de Fotografia premia cinegrafista australiano de Lion

 

O Sindicato dos Diretores de Fotografia premiou Greig Fraser por seu trabalho no drama “Lion – Uma Jornada Para Casa”, em cerimônia realizada no sábado (3/2).

Foi a primeira vez que o australiano disputou o ASC Award. Seus concorrentes eram James Laxton (“Moonlight”), Rodrigo Prieto (“Silêncio”), Linus Sandgren (“La La Land”) e Bradford Young (“A Chegada”). Todos eles também estão indicados ao Oscar 2017 na mesma categoria.

Com estreia prevista nos cinemas brasileiros para o dia 16 de fevereiro, “Lion” conta a história do indiano Saroo (Dev Patel) que se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho até de ser adotado por uma família australiana. Tudo isso quando tinha apenas 5 anos. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.

Nas categorias voltadas para a televisão, “Game of Thrones” e “Mr. Robot” foram os grandes vencedores entre as séries. Já “The Night Of” se sagrou campeão entre as minisséries.

O astro Denzel Washington e os diretores de fotografia Edward Lachman, Philippe Rousselot, Bill Garcia e Nancy Schreiber receberam prêmios honorários por toda a carreira.

Comente

Marcel Plasse é jornalista, participou da geração histórica da revista de música Bizz, editou as primeiras graphic novels lançadas no Brasil, criou a revista Set de cinema, foi crítico na Folha, Estadão e Valor Econômico, escreveu na Playboy, assinou colunas na Superinteressante e DVD News, produziu discos indies e é criador e editor do site Pipoca Moderna