No Intenso Agora, de João Moreira Salles, vai abrir festival É Tudo Verdade 2017

A organização do festival É Tudo Verdade anunciou “No Intenso Agora”, de João Moreira Salles, como filme de abertura de sua 22ª edição. O Festival de Documentários acontece este ano entre os […]

A organização do festival É Tudo Verdade anunciou “No Intenso Agora”, de João Moreira Salles, como filme de abertura de sua 22ª edição. O Festival de Documentários acontece este ano entre os dias 20 a 30 de abril, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, confirmou

O fundador e diretor do festival, Amir Labaki, afirmou em comunicado que “é uma honra para o ‘É Tudo Verdade’ apresentar mais uma vez a estreia de um novo filme de João Moreira Salles. A obra cinematográfica de João ajudou a redefinir a fase do documentário brasileiro e marca profundamente a história do próprio festival, bastando lembrar a abertura há uma década com ‘Santiago'”.

“No Intenso Agora” teve sua première mundial no sábado (11/2), na mostra Panorama Documento do Festival de Berlim 2017. A obra foi feito a partir de fragmentos de filmes caseiros que a mãe de João Moreira Salles fez durante uma viagem à China em 1966, durante o auge da Revolução Cultural. O material rodado na China soma-se as imagens de eventos de 1968 na França, na Tchecoslováquia e no Brasil.

O diretor também se manifestou em comunicado, afirmando que a exibição do seu filme no É Tudo Verdade é como voltar para casa. “Boa parte do atual vigor do documentário brasileiro pode ser atribuída ao festival É Tudo Verdade. É ele que há mais de 20 anos vem expondo o realizador brasileiro ao melhor da produção mundial no gênero. Isso tem uma força tremenda, pois educa o nosso olho”, disse.

“Tome o meu caso. Em certa medida, meu novo filme é uma tentativa de refletir sobre a natureza das imagens não-ficcionais. Muito do que está ali nasceu do contato com diretores e documentários que conheci por causa do É Tudo Verdade. É por isso que exibir ‘No Intenso Agora’ pela primeira vez no Brasil dentro do festival onde aprendi tanto é, para mim, como voltar para casa”, disse Salles.