Ex-presidente da RioFilme é convidado para a diretora da Ancine

Ex-secretário municipal de Cultura do Rio e ex-presidente da RioFilme, o jornalista Sérgio Sá Leitão foi convidado nesta quarta (1/2) para integrar a diretoria da Ancine (Agência Nacional do Cinema), confirmando informação […]

Ex-secretário municipal de Cultura do Rio e ex-presidente da RioFilme, o jornalista Sérgio Sá Leitão foi convidado nesta quarta (1/2) para integrar a diretoria da Ancine (Agência Nacional do Cinema), confirmando informação antecipada na semana passada pela coluna Radar, da revista Veja.

O convite foi feito pelo ministro da Cultura, Roberto Freire, e ainda precisa ser chancelado pelo Senado. Caso o nome seja aprovado, Sá Leitão assumirá no lugar de Rosana Alcântara, diretora cujo mandato termina no próximo dia 4.

A Ancine é a agência reguladora responsável por fomentar e fiscalizar a atividade audiovisual no Brasil. Atualmente, seu presidente é Manoel Rangel, no cargo desde 2006, e que deverá deixar o posto em maio.

Sérgio Sá Leitão já foi chefe de gabinete do Ministério da Cultura durante o governo Lula. Antes disso, foi editor e colunista do jornal Folha de S.Paulo. Hoje, atua numa produtora audiovisual e dirige o Cine Odeon, no Rio.

Durante sua gestão à frente da RioFilme, a capital fluminense atraiu filmagens de blockbusters internacionais, como “A Saga Crepúsculo: Amanhecer” e “Velozes & Furiosos 5”. Recentemente, São Paulo criou a SPcine inspirada no sucesso da iniciativa carioca.