Envelope que originou gafe no Oscar 2017 não veio de Emma Stone

A atriz Emma Stone não foi responsável pela gafe no anúncio do vencedor do Oscar 2017. Os apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway receberam um envelope que premiava Stone como Melhor Atriz […]

A atriz Emma Stone não foi responsável pela gafe no anúncio do vencedor do Oscar 2017. Os apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway receberam um envelope que premiava Stone como Melhor Atriz e, na dúvida, Dunaway anunciou o título do filme que estava impresso junto do nome dela. Mas logo os produtores de “La La Land” e os organizadores da cerimônia perceberam que o filme errado tinha sido anunciado. O vencedor era, na verdade, “Moonlight”.

Questionada sobre como seu envelope foi parar na mão de Beatty, Stone jurou que jamais o largou.

“Eu fiquei segurando meu envelope de Melhor Atriz o tempo inteiro”, disse ela, segundo Josh Dickley, editor do site Mashable. “Não sei o que aconteceu… só queria contar para vocês primeiro.”

Para comprovar o que ela disse, fotos mostram Stone nos bastidores da cerimônia com seu Oscar na mão e o envelope debaixo do braço. O tempo todo.

Então, o que aconteceu?

Pode ter sido a ação dos espiões russos, denunciados pela comediante Wanda Sykes no Twitter. Mas o mais provável foi um erro dos próprios representantes da empresa de auditora PricewaterhouseCoopers. Eles são os responsáveis por guardar e distribuir os envelopes, dois para cada categoria. Sim, por medida de segurança, há sempre dois envelopes com os resultados para cada categoria. O objetivo é que os auditores possam socorrer os apresentadores caso aconteça algo errado. E foi possível ver pelo menos um deles invadir o palco durante o anúncio equivocado.

A PwC já assumiu sua culpa no caso, via comunicado, mas não esclareceu o que realmente aconteceu. No texto, afirmou que faria uma investigação para descobrir o que deu errado. Aparentemente, um de seus funcionários entregou o envelope reserva com a vitória de Emma Stone para os apresentadores.