Escritor de “Quatro Vidas de Um Cachorro” contesta vídeo “editado” de maus tratos nas filmagens

O escritor W. Bruce Cameron, autor do livro “Quatro Vidas de Um Cachorro” e roteirista do filme ao lado de sua mulher, a atriz Cathryn Michon, divulgou um longo comunicado na noite […]

O escritor W. Bruce Cameron, autor do livro “Quatro Vidas de Um Cachorro” e roteirista do filme ao lado de sua mulher, a atriz Cathryn Michon, divulgou um longo comunicado na noite desta sexta-feira (20/1) contestando o polêmico vídeo “editado”, que foi divulgado pelo TMZ, em que um cão parece ser maltratado no set de filmagem.

A pré-estreia de “Quatro Vidas de Um Cachorro” teve de ser cancelada nos EUA depois da repercussão do vídeo em que um cachorro é jogado em águas turbulentas para gravar uma cena do longa, que estreia no Brasil na quinta-feira (26/1).

“Achei o vídeo editado que nós vimos chocante, porque quando eu estava no set a ética era pela segurança e conforto dos cachorros”, ele afirmou, antes de negar que o cachorro, chamado Hercules, tenha sofrido maus tratos por parte da equipe e questionar a intenção de quem divulgou o vídeo.

“Se as pessoas que gravaram e editaram o vídeo sabiam que algo estava errado, por que eles esperaram quinze meses para tomar uma atitude em vez de denunciar o caso às autoridades imediatamente?”, criticou.

“Eu inclusive vi o vídeo integral do dia em questão, quando eu não estava lá, e ele mostra algo muito diferente”, continuou. “O cachorro não ficou desesperado e não foi jogado na água. Apesar de não estar lá naquele momento, eu pude ver a gravação completa e Hercules estava executando as acrobacias tranquilamente na piscina horas antes”, disse Cameron.

Segundo ele, Hercules adora a água e o erro da equipe que conduzia a cena foi outro. “Quando tentaram gravar com ele do outro lado da piscina, que não era o mesmo lugar onde ele ficou ensaiando o dia todo, ele hesitou. O erro foi tentar fazer com que ele tocasse na água para perceber que não havia problema. O problema dele não era com a água, e sim com o lugar que escolheram para que ele pulasse”, escreveu.

O escritor contou que os treinadores perceberam que Hercules não gravaria naquela parte da piscina e então o colocaram de volta no lugar de ensaios. Ele também esclareceu que um mergulhador e um treinador estavam posicionados dentro da piscina para tranquilizar o animal. “Ele ama a água, não estava em perigo, e não ficou chateado.”

A Peta (People for the Ethical Treatment of Animals), entidade que defende tratamento ético aos animais, pediu boicote à produção. “A Peta pede que os amantes de cachorros boicotem o filme para que seja enviada a mensagem de que os animais devem receber tratamento humanitário”.