Circo que inspira filme de Hugh Jackman vai fechar as portas após 145 anos

O ano em que o cinema prepara vários filmes de temática circense também vai marcar o fechamento do circo mais antigo em atividade. Aquele que já foi chamado de o “Maior Espetáculo […]

O ano em que o cinema prepara vários filmes de temática circense também vai marcar o fechamento do circo mais antigo em atividade. Aquele que já foi chamado de o “Maior Espetáculo da Terra”, o circo do Ringling Bros. and Barnum & Bailey, anunciou que vai encerrar suas atividades em maio, após 145 anos.

A história do icônico espetáculo itinerante será contada num filme de 2017, um musical intitulado “The Greatest Showman”, em que Hugh Jackman (“Logan”) viverá P.T. Barnum, fundador do circo. O lançamento está previsto para 25 de dezembro nos EUA.

Após quase um século e meio, os proprietários decidiram que o show finalmente vai parar. A tenda veio abaixo por diversos fatores, dizem os executivos da companhia. A queda no número de espectadores, junto com os elevados custos de operação, assim como a mudanças nos gostos do público e os embates com grupos protetores de animais são alguns deles.

“As vendas de ingressos vinham caindo, mas após a saída dos elefantes a queda foi ainda mais dramática”, escreveu Kenneth Feld, presidente-executivo da Feld Entertainment, atual proprietária do Ringling, em nota oficial do site da empresa. “Isso, além dos custos operacionais, tornaram o circo um negócio insustentável.”

A família Feld comprou o famoso circo em 1967. A empresa enfrentou por anos críticas de maus tratos feitas por entidades defensoras dos direitos dos animais. A campanha acabou levando à remoção dos elefantes do circo, entre outras mudanças. Os animas foram transferidos para uma unidade de conservação na Flórida.

Numa entrevista ao “New York Times”, o porta-voz da Feld Entertainment, Stephen Payne, disse que o encerramento das atividades vai afetar cerca de 400 pessoas. um público estimados em 10 milhões de pessoas assistia aos espetáculos do Ringling a cada ano.

Com dois circos em turnê nessa temporada, o Ringling fará ainda 30 shows até maio, em cidades como Atlanta, Boston, Philadelphia e Washington. As apresentações finais serão em Providente, Rhode Island, no dia 7 de maio, e em Uniondale, Nova York, no dia 21.

Além do longa americano, 2017 também terá dois filmes brasileiros de temática circense: “Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood”, que estreia já nesta quinta (19/1), e “O Grande Circo Místico”, previsto para maio, justamente quando o Ringling fechará as portas.